IEL Ceará lança programa pioneiro 'Indústria Delas' para impulsionar a liderança feminina no mercado de trabalho
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) lançou um programa pioneiro voltado para impulsionar o protagonismo feminino no mercado de trabalho e desenvolver competências essenciais para mulheres líderes: o Indústria Delas. A iniciativa foi apresentada ao público em evento realizado na Casa da Indústria, nesta quinta-feira (13/03), com a presença de empresárias, gestoras e profissionais de diversos setores da economia. Para marcar o início dessa nova jornada de fortalecimento das mulheres em suas carreiras, o lançamento contou com a palestra gratuita "Liderança feminina: Autenticidade e inspiração para ser quem você é", ministrada pela psicóloga e mentora de carreiras Flávia Ibiapina.
A palestrante abordou reflexões sobre os desafios enfrentados por mulheres no mundo corporativo, além de temas como autoconhecimento, autoestima e networking. Segundo Flávia, o encontro promovido pelo IEL Ceará proporcionou momentos valiosos de partilha e conexão entre o público feminino.
"O que tivemos aqui hoje é de uma riqueza e de uma potência enormes. Falamos sobre liderança feminina, abordando o mundo dos negócios e a maneira como as mulheres podem contribuir no cenário atual. Conversamos sobre os sabotadores da carreira feminina e o histórico do feminino, porque entender nossa história nos ajuda a compreender nossa realidade atual. Além disso, discutimos estratégias de carreira. As participantes sairão daqui com ferramentas práticas que poderão aplicar para alcançar posições de liderança ou, se já ocupam esses cargos, aprimorar ainda mais sua atuação", destacou a mentora.
O Indústria Delas oferecerá diversas modalidades de capacitação para mulheres, incluindo palestras, cursos, workshops, formações mais aprofundadas com trilha personalizada de treinamentos, mentorias executivas – individuais ou coletivas – e programas imersivos focados em desafios específicos. O objetivo central das atividades é proporcionar às participantes competências e habilidades essenciais para o crescimento profissional e a ascensão a cargos estratégicos dentro das empresas.
A gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lorena Teixeira Cordeiro, enfatizou que o Indústria Delas surge para reforçar a atuação do Sistema FIEC na oferta de capacitação executiva para mulheres e no avanço da presença feminina em posições de destaque no mundo dos negócios.
"O Indústria Delas representa nosso compromisso com o fortalecimento da presença feminina no mercado de trabalho, na indústria e nos espaços de liderança. O IEL tem como missão transformar vidas por meio do conhecimento, e o programa reflete exatamente esse propósito. Somos referência em educação executiva e corporativa, oferecendo capacitações que realmente fazem a diferença na trajetória profissional das pessoas e das empresas. Hoje, celebramos essa união de propósito, o fortalecimento da liderança feminina e o compromisso do IEL Ceará em abrir novos caminhos para o futuro profissional das mulheres. Esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros para compartilhar conhecimento, experiência e, acima de tudo, inspiração para todas as mulheres", ressaltou Lorena.
Durante a apresentação do plano de atuação do programa, a especialista da área de Educação e Carreiras do IEL Ceará, Sandra Regina Guimarães, trouxe dados globais que evidenciam a baixa representatividade feminina em cargos de liderança. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 39% dos cargos gerenciais no Brasil são ocupados por mulheres, apesar de representarem quase 52% da população. Essa disparidade, segundo Sandra, reforça a necessidade de iniciativas que promovam diversidade e equidade de oportunidades no mercado de trabalho, superando as barreiras ainda impostas na sociedade.
"Que barreiras enfrentamos dentro do mundo dos negócios? São diversas: vieses inconscientes, barreiras estruturais e modelos de gestão. O programa tem como objetivo apoiar as mulheres com ferramentas, orientação e estratégias para que possam construir carreiras mais bem-sucedidas e mudar essa realidade. Um dos pilares do Indústria Delas é a diversidade como estratégia para o crescimento empresarial. Incluir mais mulheres em cargos de liderança resulta em ambientes corporativos mais diversos, e essa diversidade impulsiona a inovação e melhora os resultados das empresas. O programa busca exatamente isso: promover a equidade nas organizações e gerar um diferencial competitivo para os negócios", enfatizou.