Empresários cearenses exploram ecossistema de inovação de Pernambuco em visita técnica promovida por IEL Ceará e Sebrae
Em mais uma ação do PDI On Demand, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) em parceria com o Sebrae promoveu nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Recife, uma imersão ao ecossistema de inovação de Pernambuco com a participação de 11 empresários atendidos pelo programa. A iniciativa teve como objetivo ampliar a compreensão dos participantes sobre a captação de recursos em editais de fomento para inovação.
A programação contemplou visitas técnicas ao Porto Digital e ao Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias de Informação e Comunicação (ISI-TICs), onde o grupo se reuniu com representantes da escola de inovação Cesar School e instituições acadêmicas, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). O encontro também proporcionou conexões com aceleradoras e empresas que têm se destacado no desenvolvimento de soluções inovadoras, como a Moura, que possui um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) dedicado a projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Para Fábio Braga, especialista em inovação do IEL Ceará, a visita foi tecnicamente muito produtiva. “Os empresários estão começando a perceber que o ecossistema de inovação vai além do contexto local e estão criando conexões valiosas, a exemplo dos empresários do setor metalmecânico. Além disso, vimos como universidades podem apoiar a inovação empresarial com programas de parcerias”, destacou. Ele acrescenta que esta é apenas uma das ações do programa e na próxima etapa os participantes irão receber uma orientação personalizada para adequação organizacional e dos times das empresas.
A diretora da Ecofarma e gerente de projetos do Grupo GAF, Kalyana Costa, enfatizou a importância da experiência proporcionada pelo IEL Ceará. “A imersão em tecnologia que o IEL e o Sebrae nos proporcionaram foi essencial para compreendermos as oportunidades de como a nossa empresa pode investir em inovação e como a academia e as aceleradoras estão disponíveis para apoiar esse processo. Além de expandir nossa mentalidade, o networking realizado foi de inestimável valor”, afirmou.
Já Ary Junior, da Newtrack, ressaltou como a missão ampliou sua visão estratégica. “Essa experiência abriu portas para novos negócios, possibilitou a identificação de novas oportunidades e atualização das nossas estratégias. A imersão foi extremamente enriquecedora e contou com o apoio total da equipe do IEL Ceará do início ao fim”, disse.
Entre os destaques da programação, o Instituto SENAI de Inovação apresentou um panorama das oportunidades de captação de recursos no estado. O gerente Ernani Azevedo detalhou os principais mecanismos de financiamento disponíveis e reforçou o compromisso da instituição em apoiar as empresas do Ceará na busca por esses recursos.
A visita técnica integra uma das etapas do programa Inovação, Pesquisa e Fomento, que integra o programa PDI On Demand e busca capacitar empresas para acessar diferentes fontes de financiamento e impulsionar projetos inovadores. O PDI On Demand tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos negócios e incorporar a inovação na estratégia das empresas por meio de projetos que gerem soluções para os desafios empresariais. Nesse ciclo de 2025, o programa tem como foco capacitar as empresas para que aproveitem melhor as oportunidades de acessar os recursos disponibilizados pelas diversas fontes de financiamento para projetos de inovação.