telefone(85) 4009.6300

Capacitação de docentes do SENAI Sobral valoriza a inclusão e a educação adaptativa

27/02/2025 - 08h02

A unidade do SENAI Ceará no município de Sobral realizou, na última sexta-feira (22/02), uma capacitação transformadora para seus docentes, com foco na inclusão de alunos com necessidades especiais. A iniciativa, idealizada pela psicóloga social da aprendizagem e interlocutora do PSAI (Programa SENAI de Ações Inclusivas), Claudia Roberta, em parceria com a equipe Saúde e Segurança no Trabalho (SST); Núcleo de Educação Profissional (NEP) e a convidada Germana Sousa, neuropsicopedagoga, buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e discutir estratégias adaptativas e metodologias alinhadas às tecnologias assistivas.

A programação teve início com uma aula de pilates ministrada pela professora Vevé. A atividade promoveu a mobilidade, equilíbrio, respiração e relaxamento, traçando um paralelo com a prática docente, que exige equilíbrio e controle respiratório para lidar com os desafios diários.

Após a acolhida, Claudia Roberta conduziu a capacitação, abordando a linha do tempo das questões legais, os principais transtornos do neurodesenvolvimento, exemplos de atividades adaptadas e orientações sobre a prática docente inclusiva.

Um dos pontos altos do evento foi a oficina de PEI (Plano Educacional Individualizado) Documento padrão utilizado pelo PSAI. Os docentes, divididos em duplas, analisaram casos fictícios de alunos com necessidades especiais e construíram planos educacionais adaptados às suas necessidades, habilidades e interesses. Essa atividade prática permitiu que os participantes aplicassem os conhecimentos adquiridos na capacitação e desenvolvessem a capacidade de enxergar os alunos além de suas limitações.

A programação contou ainda com uma roda de conversa com a professora Germana Sousa, neuropsicopedagoga, especialista em educação especial e professora de AEE no município. Germana compartilhou sua trajetória inspiradora, que se cruza com o SESI SENAI em diversos momentos, desde seus tempos como colaboradora dos
serviços gerais até sua formação na EJA, e hoje avó de uma aluna da instituição.

A coordenadora Juscielle Paula e a analista de educação Nilva Ferreira foram peças fundamentais na realização da capacitação, fornecendo todo o suporte necessário para o sucesso do evento.

"A inclusão é, além de uma responsabilidade legal, um compromisso ético com cada estudante. Cada um deles traz uma história única, e nosso papel é criar um ambiente onde todos se sintam capazes de aprender. Nosso objetivo, enquanto escola e PSAI, é tornar ações como esta parte permanente do nosso calendário formativo", afirmou Claudia Roberta.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright