telefone(85) 4009.6300

Sindsorvetes realiza primeira reunião de associados de 2025 com entrega de certificados para a 2ª turma do curso de sorveteiro do SENAI Ceará

26/02/2025 - 13h02

O Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes) realizou a primeira reunião de associados de 2025 nesta quinta-feira (20/02), na Casa da Indústria. Durante o encontro, foram entregues os certificados de conclusão da 2ª turma do curso de qualificação profissional de sorveteiro, ofertado por meio de parceria com o SENAI Ceará. Com 20 alunos formados, a capacitação tem como objetivo fomentar o processo de profissionalização e atender à demanda crescente no ramo de sorvetes cearense.

O curso cumpriu a carga horária de 200 horas, divididas entre módulos teóricos e práticos. Realizadas na unidade SENAI Centro, entre os meses de outubro e dezembro de 2024, as aulas abordaram segmentações por tipo de gelato comestível a ser produzido, passando por picolés, paletas, sorvetes, sobremesas geladas e cremes gelados.

Para o presidente do Sindsorvetes, Edgard Segantini Júnior, a iniciativa do sindicato junto ao SENAI Ceará tem ampliado as oportunidades de trabalho para as pessoas e impactado positivamente a geração de negócios das indústrias de sorvete do estado. O dirigente destacou também que, com o sucesso das duas turmas, o modelo de cursos desenvolvido para o ramo sorveteiro tem sido replicado por outros centros do país.

"Essa parceria entre o Sindsorvetes e o Sistema FIEC traz resultados de grande relevância para a nossa sociedade. É algo que está mudando a vida das pessoas e fortalecendo o setor. Eu vejo a empolgação dos formandos, como todos eles estão felizes pela oportunidade de mudança de vida, possível com esse diploma profissional de sorveteiro. Outros estados já estão fazendo isso que nós começamos aqui, e isso é muito importante para o nosso Brasil. Empregar as pessoas, criar riqueza e, claro, tomar sorvete. Trabalhar nessa missão tem sido realmente um grande marco na nossa administração aqui no sindicato, e podem ter a certeza de que teremos muito mais pela frente", projetou.

O diretor regional do SENAI Ceará e superintendente regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, salientou o êxito do trabalho realizado em conjunto para inovar, capacitar e promover o conhecimento voltado a solucionar demandas das empresas de sorvetes. Holanda reforçou ainda o compromisso do Sistema FIEC em seguir ampliando a oferta de qualificação para fortalecer os mais diversos segmentos da indústria.

"Deixo aqui os meus parabéns ao sindicato, ao presidente Edgard Júnior, por essa união em torno desse grande propósito. Eu fico muito feliz de ver esse formato de curso, que foi elaborado junto com o Sindsorvetes e toda uma equipe maravilhosa, servindo de base nacional para a qualificação de profissionais da área. O empresário vai conseguir ter sucesso quando tem realmente um trabalhador engajado, feliz e com a qualificação adequada. Por isso, contem sempre com o SENAI Ceará para avançarmos na educação e no desenvolvimento desses cursos", afirmou.

Também participaram do evento de entrega dos certificados a gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota; a instrutora educacional e docente do curso de sorveteiro do SENAI Ceará, Leiliane Herculano; a analista da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Cláudia Mara Vasconcelos; e a analista de Educação do SENAI Ceará, Aline Severiano.

"É com muita felicidade que podemos estar aqui, pela segunda vez, consolidando uma formação tão diferenciada para o mercado. É motivo de muito orgulho, de muita alegria e de muito sabor. A todos vocês que confiaram a nós as suas noites, para uma formação, o nosso muito obrigado. Doutor Edgard, muita gratidão pela sua perseverança, pelo seu acolhimento, por toda a sua equipe que tem estado conosco, confiando em nós e trazendo para nós o desafio de fazermos um trabalho cada vez mais antenado e cada vez mais assistindo às demandas mais atuais. Nós fazemos isso com muita felicidade e temos muito orgulho de participar de tudo isso", compartilhou a gerente Alcilane Mota.

A vice-presidente do Sindsorvetes e sócia-diretora da Duggê Sorvetes, Socorro Castro, avaliou que a realização das formações com o SENAI Ceará eleva o nível técnico dos profissionais do setor, que cada vez mais garantem um currículo especializado e pronto para atender às principais necessidades do mercado.

"Nesta segunda turma, foram 20 pessoas formadas. Na primeira turma, também foram outros vinte alunos. São profissionais que já trabalhavam na indústria de sorvetes, mas que não tinham, além do conhecimento adquirido no dia a dia, uma qualificação formal. Agora, eles estão adquirindo o conhecimento técnico, entendendo com mais profundidade cada processo, cada ingrediente, colaborando para a produção de um produto de mais qualidade", complementou.

Os alunos da 2ª turma do curso de sorveteiro celebraram com muita alegria e emoção a conquista da qualificação profissional, consolidada com os certificados entregues na Casa da Indústria. "Hoje, em nome da nossa turma, quero fazer um agradecimento muito especial ao Sindsorvetes, ao Sistema FIEC e ao SENAI por proporcionarem essa mudança de vida para nós. Isso certamente vai significar um grande avanço na minha carreira. Hoje eu posso dizer que tenho conhecimento de causa para trabalhar no ramo de sorvetes. Estou vivendo um diferencial, um divisor de águas", testemunhou a aluna Luciana Braga.

Com o certificado em mãos, Anderson da Silva Furtado ressaltou que o período de aulas foi essencial para, além do conhecimento prático e teórico, criar laços com outros profissionais que almejam crescimento no setor de sorvetes. "Eu gostaria de agradecer a oportunidade que tivermos de estarmos juntos nesses quase três meses de convívio, trocando experiências, networking e, cada vez mais, aprendendo as técnicas e os processos, a qualidade necessária para se desenvolver os produtos. É uma experiência que eu gostaria que muitas outras pessoas tivessem a oportunidade de vivenciar".

Reunião de associados do Sindsorvetes

Além da formação da turma, a primeira reunião do Sindsorvetes no ano também contou com apresentações de pautas relevantes para os associados. As empresas Opex - Consultoria Empresarial e Economy Energy trouxeram aos presentes propostas de prestação de serviços. A empresa de marketing Reswe Digital também apresentou os trabalhos desempenhados junto ao sindicato.

Outros temas abordados foram os impactos da Reforma Tributária para as empresas do segmento e o início da mobilização dos empresários cearenses para participar da Fispal Food Service 2025.

"O ano de 2024 foi muito bom, a gente cresceu no número de associados, hoje nós estamos em 50, e a participação das empresas nas ações do sindicato tem sido muito boa. A expectativa é que isso continue e que possamos crescer cada vez mais em 2025. Já é o terceiro ano da nossa gestão à frente do Sindsorvetes, com resultados muito positivos, o mercado em crescimento e o número de negócios também", pontuou o presidente Edgard Júnior.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright