FIEC, por meio do Nucop, promove reunião de alinhamento e disseminação de boas práticas com profissionais que assessoram os sindicatos industriais
Com uma intensa atuação em parceria com os sindicatos que compõem a sua base, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), promoveu na tarde desta quarta-feira (19/02) uma reunião estratégica com assessores e secretárias dos sindicatos industriais. O objetivo principal era a apresentação do Manual de Patrocínio do Sistema FIEC, além de alinhar informações essenciais sobre diretrizes de trabalho e iniciativas de fortalecimento associativo. A reunião foi conduzida pelo diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves, e pela Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, Dana Nunes, contando com a participação de profissionais de quase todos os sindicatos filiados à FIEC.
De acordo com Dana Nunes, essas reuniões acontecem periodicamente e são de grande importância porque permitem manter uma comunicação direta e um alinhamento constante com os profissionais que atuam no dia a dia dos sindicatos assessorando as lideranças sindicais, garantindo que todos os processos fluam da melhor forma. Ela enfatizou a relevância desses encontros para orientar sobre as melhores práticas, esclarecer dúvidas e refinar informações sobre as diretrizes do Sistema FIEC de acesso aos patrocínios e prestações de contas, por exemplo.
“A Federação apoia os sindicatos em todas as suas instâncias, desde a captação e elaboração de projetos até a prestação de contas, mas sem perder de vista a base, que são as pessoas que fazem acontecer no dia a dia, dialogando com os associados, apoiando os presidentes. Por isso, a FIEC, através do IEL Ceará, vem qualificando os colaboradores dos sindicatos numa ação pioneira, que visa o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para melhorar a performance do seu trabalho, impactando diretamente nos resultados dos sindicatos”, acrescentou a Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC.
Uma das principais pautas da reunião foi a apresentação do Manual de Patrocínio do Sistema FIEC, elaborado em parceria com as áreas Jurídica, de Planejamento, Auditoria e Compliance. Segundo Chico Esteves, a iniciativa busca fortalecer a transparência e a governança nos processos de patrocínio. “Esse manual é um marco importante para garantir que os recursos do Sistema FIEC sejam aplicados de forma estratégica e alinhada com as necessidades dos sindicatos e das indústrias cearenses”, destacou o diretor.
O documento estabelece as diretrizes para solicitação de patrocínios, os critérios para aprovação e as contrapartidas esperadas. Entre os principais pontos do manual, destacam-se a exigência de um Plano de Trabalho detalhado, a obrigatoriedade de comprovação de regularidade fiscal da entidade solicitante e a necessidade de prestação de contas rigorosa. Além disso, o documento lista práticas vedadas, como a utilização de recursos para aquisição de bens permanentes ou para o pagamento de despesas não relacionadas aos objetivos institucionais.
“O patrocínio do Sistema FIEC aos sindicatos sempre existiu, mas não existia um manual estruturado, compilando todas as regras. Esse manual foi construído a várias mãos”, afirmou a gerente do Nucop, Cristina Moreira.
Durante o encontro, foram abordados assuntos como encaminhamento de pleitos sindicais e ações voltadas à captação de novos associados aos sindicatos, a exemplo da produção de um material institucional para cada sindicato e a contratação de um consultor especialista em associativismo. A gerente do Nucop explicou que será feita uma grande ação integrada entre a área de Mercado da FIEC, o próprio Nucop, por meio do consultor, o Núcleo de Apoio Sindical e Trabalhista da (NUST) e os sindicatos com a realização de visitas às empresas para prospecção de novos associados.
“Esse é um trabalho que fazemos há muitos anos, mas estamos potencializando toda essa estrutura que a FIEC tem para aprimorá-lo. A ideia é que mensalmente a gente apresente aos sindicatos todo esse esforço conjunto, todas as visitas que foram feitas às empresas e o índice de conversão dessas visitas em novos associados e em negócios”, ressaltou Cristina. Outro ponto importante da reunião foi o Sistema de Associados Sindical Interno, o SASI, ferramenta criada pelo Nucop para a geração de informações estratégicas para os sindicatos. “Trata-se de uma planilha inteligente onde a gente consegue acompanhar e padronizar informações sobre os associados, de forma que possamos atuar mais assertivamente em prol dessas empresas”, pontuou Cristina.