Com soluções customizadas do IEL Ceará, empresa do setor têxtil avança na implementação de inteligência artificial
O uso de inteligência artificial (IA) nas empresas tem um enorme potencial de elevar a eficiência operacional, reduzir custos e tornar os negócios mais competitivos. Por essas e outras vantagens, cada vez mais empresas exploram essa tecnologia para transformar a sua operação. E foi buscando se inserir nessa realidade que a indústria cearense Tramix, atuante no setor têxtil, procurou o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará).
O empresário Germano Maia conta que tudo começou no Programa de Educação Executiva Internacional do IEL Ceará realizado em Londres, em 2024, quando ele pôde entender o potencial da IA e como essa tendência está revolucionando os negócios ao redor do mundo. “Em Londres, pude ver como a IA está sendo importante no desenvolvimento das organizações. Essa tecnologia, lá do outro lado do mundo, nas empresas, nas universidades, já é uma coisa muito comum. Isso me deixou incomodado porque aqui, na minha empresa, a gente não tinha esse conhecimento”, explicou.
O empresário decidiu então procurar o IEL Ceará para a realização de um curso para os executivos da empresa entenderem mais a fundo o potencial da IA e como a tecnologia poderia ser implementada na fábrica. A gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, conta que a partir da demanda do empresário o IEL Ceará desenhou um curso alinhado às necessidades específicas da empresa com um conteúdo sob medida, que vai direto ao ponto, trazendo muito mais assertividade aos resultados.
“A capacidade do IEL Ceará de personalizar soluções é um grande diferencial competitivo. Procuramos estar sempre próximos das empresas, ouvindo suas dores, sem deixar de olhar para as tendências e as ferramentas que estão elevando as organizações mundo afora. Essa habilidade de escuta do mercado e das empresas faz com que ampliemos a nossa capacidade de desenvolver pessoas e negócios para esse cenário de constantes transformações e desafios que vivemos hoje”, afirmou a gerente.
Realizado na própria fábrica, em dezembro de 2024, o curso "Introdução e Implementação de Inteligência Artificial para Executivos" proporcionou aos participantes uma compreensão abrangente dos conceitos de IA e forneceu orientações aos gestores sobre as etapas de execução de um projeto de IA, desde a identificação de oportunidades até a implantação e o monitoramento de indicadores chave de desempenho. O treinamento teve uma carga horária de 12 horas, dividido em três módulos, e foi ministrado pelo especialista Ronaldo Lage Pessoa, que destacou aplicações práticas no setor têxtil, alinhando os conteúdos à realidade da Tramix.
Na opinião do empresário Germano Maia, o treinamento foi excelente. “Do curso, já saímos com diversos projetos e para a execução do primeiro deles contratamos a consultoria do IEL Ceará para nos auxiliar ao longo do seu desenvolvimento. O apoio do IEL Ceará tem sido fundamental em toda essa jornada. Esperamos que com a IA nossos processos evoluam, fiquem mais simples, automatizados e que a gente possa caminhar nessa tendência tecnológica onde a IA domina e está em evidência. A IA é essencial nos dias de hoje não só para minha, mas para qualquer empresa. Quem não estiver buscando a IA como uma aliada nas suas opções corriqueiras vai ficar para trás”, destacou.
Atualmente, a empresa não possui uma sistemática automatizada de gestão de qualidade no ambiente produtivo. Por isso, o primeiro projeto que será realizado na empresa, com o apoio da consultoria do IEL Ceará, é o desenvolvimento de um modelo de IA que verifique a qualidade do sistema produtivo da fabricação de cones de linhas. Com a implementação do projeto, a ideia é proporcionar um retorno mais rápido em relação à qualidade dos produtos, contribuindo para a otimização dos recursos e a melhoria da eficiência operacional.
“Nosso foco é atender às demandas específicas das empresas, oferecendo treinamentos, consultorias e uma diversa gama de soluções que realmente impactem seus resultados. No caso da Tramix, conseguimos seguir uma trilha, que começou com um curso e agora vem com a consultoria, mostrando como a IA pode ser aplicada de forma estratégica para gerar valor. Esse case reforça a vocação do IEL Ceará em oferecer soluções que conectam conhecimento e prática, impulsionando a competitividade das empresas cearenses no cenário local, nacional e até global”, ressalta a gerente de inovação e pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins.