Ricardo Cavalcante e Diretoria da FIEC prestam homenagem aos 70 anos da UFC
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) homenageou, nesta quarta-feira (18/12), a Universidade Federal do Ceará (UFC) pela celebração de seus 70 anos de fundação. Acompanhado por uma comitiva de diretores, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, visitou a Reitoria da instituição para entregar uma placa comemorativa em nome dos industriais ao reitor Custódio Almeida.
Ricardo Cavalcante ressaltou que a UFC é um símbolo de progresso e um pilar fundamental do desenvolvimento econômico, social e cultural. “São 70 anos formando gerações de talentos, forjando líderes, promovendo a ciência e iluminando caminhos. A UFC mudou o rumo de nossa sociedade ao democratizar o acesso ao saber e preparar mentes brilhantes para os desafios do presente e do futuro. Hoje, sob a liderança do magnífico reitor, professor Custódio Almeida, continua a brilhar, enfrentando os desafios da contemporaneidade com a mesma grandeza e ousadia”, afirmou.
O presidente da FIEC também destacou a relevância da universidade na formação de profissionais para a indústria cearense, sendo uma referência nacional em diversas áreas do conhecimento. “Aqui no Ceará, praticamente todo o nosso parque industrial, a maioria dos engenheiros e profissionais que trabalham na indústria são oriundos da UFC. Temos uma longa história de contribuição mútua. E eu sempre digo: precisamos continuar a andar de mãos dadas, pois o conhecimento é a alma da transformação que está acontecendo no planeta. O Ceará está passando por várias transformações, sejam energéticas, sejam digitais, e somos gratos por ter uma universidade que permite às pessoas transformar suas vidas por meio do conhecimento”, declarou.
Custódio Almeida agradeceu ao Sistema FIEC pelo reconhecimento e ressaltou a importância de uma parceria entre academia, setor produtivo e poder público para atender às principais demandas da sociedade.
“É uma alegria receber o setor empresarial da indústria aqui na Reitoria. Muitas das nossas atividades são voltadas para o desenvolvimento econômico do estado e do país, nas áreas de engenharia, economia, direito, ciências. Receber a diretoria da FIEC em peso, com esse reconhecimento pelos 70 anos da UFC, é reafirmar um compromisso de parceria com a vida social e com a melhoria das condições de vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam. Precisamos, por exemplo, de segurança hídrica, segurança alimentar e segurança pública. A universidade, junto à sociedade civil organizada, pode contribuir muito. É muito bom, em um momento de celebração como este, receber esse reconhecimento, pois reforça que nossas portas estão abertas”, destacou.
Participaram do encontro: o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; os vice-presidentes André Montenegro e Roseane Medeiros; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o diretor financeiro, Edgar Gadelha; o diretor financeiro adjunto, Carlos Rubens Alencar; o diretor de Comércio Exterior, Marcos Soares; o conselheiro fiscal e presidente do Sindialgodão, Marcos Montenegro; o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; o conselheiro do SENAI-CE, Dinalvo Diniz; e o pró-reitor adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, Barros Neto.