IEL Ceará qualifica mulheres para cargos de liderança numa prévia do programa Indústria Delas, que será lançado em 2025
Nessa reta final do ano, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) vem realizando diversas ações focadas no desenvolvimento das lideranças, em especial de líderes mulheres. Uma dessas ações é o curso de Liderança Feminina, que teve início nesta sexta-feira (22/11), na Casa da Indústria, reunindo 35 mulheres, líderes de diversos segmentos empresariais do Estado. A iniciativa é uma ação preliminar do programa Indústria Delas, que será lançado oficialmente em 2025, com um amplo leque de soluções para impulsionar o protagonismo feminino no mercado de trabalho e desenvolver competências essenciais para o exercício da liderança.
Na abertura do curso, a gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, deu as boas vindas às participantes e falou sobre o programa explicando que ele abrange desde a preparação de mulheres que ainda não atuaram em posições de gestão até a orientação estratégica para alta performance daquelas que já ocupam cargos de liderança. De acordo com ela, são sete modalidades de capacitação, incluindo palestras, cursos, workshops, formações mais aprofundadas com trilha personalizada de treinamentos, mentorias executivas - individuais ou coletivas, e programas imersivos focados em desafios específicos.
“Vem aí, em 2025, o Indústria Delas. Hoje, damos aqui o pontapé inicial desse projeto inovador, que foi tão sonhado e idealizado pelo IEL Ceará. Contamos, nesse projeto como em tantos outros, com a parceria da Flávia Ibiapina, a quem eu agradeço pelo cuidado e pela excelência na condução de todas as ações. Este curso é um pequeno pedaço de um projeto grandioso, o Indústria Delas, que lançaremos em 2025 e que com certeza vai conquistar o Ceará. Não temos nada parecido no mercado com esse programa e por isso acredito que o IEL Ceará está sendo mais uma vez protagonista no desenvolvimento das líderes que as empresas precisam para esse novo tempo que estamos vivendo”, afirmou Lourena.
A psicóloga e mentora de carreiras, Flávia Ibiapina, facilita o curso e destacou que ele será focado no autoconhecimento. “O primeiro passo é a gente se autoconhecer. Por isso, vamos começar com esse movimento hoje. Quanto mais a gente vai adquirindo o conhecimento de quem a gente é, quanto mais entendemos nossa força e potência, mais a gente cresce. Teremos muito conteúdo, mas o mais importante será a troca de experiências. Serão dois dias de muita inspiração e que vão gerar, com o movimento das mulheres após o curso, muita transformação”, sublinhou.
No primeiro encontro, o curso Liderança Feminina tem como pilar a autogestão e aborda temas como autoestima e gestão de rotina. O segundo momento, que está marcado para o dia 29/11, terá como pilar a gestão dos outros, versando sobre comunicação, construção de relações de confiança e engajamento, e cultura organizacional consciente. Além do conteúdo, Flávia agrega muita experiência dos seus atendimentos de mentoria realizados com mulheres.
A gestora de RH, Janete Cândido, é uma das participantes do curso. Para ela, participar do treinamento representa uma oportunidade de olhar para dentro, entender suas potencialidades e descobrir como pode agregar valor à vida das pessoas. Além disso, Janete acredita que o curso proporciona reflexões importantes sobre crenças que, muitas vezes, limitam o crescimento e as possibilidades de alavancar a carreira.
“O que o IEL Ceará está fazendo essas ações voltadas para mulheres é incrível, porque não vemos frequentemente algo tão voltado para o desenvolvimento de mulheres líderes. Como foi destacado durante a abertura, existem particularidades na liderança feminina que merecem atenção. Esse tipo de iniciativa é como uma ‘mão na roda’ para nós que buscamos não apenas liderar, mas também transformar a vida das pessoas a partir das nossas experiências. Eu acredito que liderar é um ato de coragem, porque nos expomos, mostrando tanto nossas vulnerabilidades quanto nossas fortalezas. O que busco aqui é esse equilíbrio: fortalecer o que já tenho de bom e encontrar formas de melhorar para continuar minha jornada de crescimento pessoal e profissional", declarou.