Sistema FIEC marca presença com produtos tecnológicos e soluções inovadoras na 8ª Feira do Conhecimento
A 8ª Feira do Conhecimento, promovida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), teve início nesta quinta-feira (21/11), no Centro de Eventos do Ceará. Com programação diversa focada na popularização da ciência, tecnologia, inovação e negócios, o evento conta com o apoio e a presença do Sistema FIEC, que estará presente ao longo dos três dias de feira com um estande de produtos e serviços das suas casas SESI Ceará e SENAI Ceará.
O Superintendente Regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda, participou da solenidade de abertura ao lado da secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e de outras autoridades, acadêmicos e empresários.
Holanda ressaltou a relevância da Feira do Conhecimento na democratização do conhecimento científico, promovendo ao público a oportunidade de conhecer o que tem sido produzido no estado em produtos de alta tecnologia, inovação, energias renováveis, jogos eletrônicos, entre tantos outros eixos que integram os trabalhos desenvolvidos por indústrias, universidades e polos tecnológicos.
"Eu queria parabenizar o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, pelo evento. O Sistema FIEC é grande parceiro dessa iniciativa, por meio de SESI, SENAI e IEL, e fazemos questão de estar sempre presentes. Eu sempre digo que juntos nós somos mais fortes. Aqui na Feira do Conhecimento, nós estamos unidos para inovar, com tecnologia, projetos, mostras científicas. Fico muito feliz de estar representando o nosso presidente Ricardo Cavalcante nessa solenidade de abertura com tantos parceiros importantes que compõem a tríplice hélice de poder público, academia e setor produtivo. Essa junção trará cada vez mais resultados para uma sociedade mais justa e mais desenvolvida", enfatizou.
Em sua fala, a secretária Sandra Monteiro destacou o incentivo do poder público para a criação de mais espaços como a Feira do Conhecimento, assim como a importância de reunir parcerias múltiplas para consolidar o grande alcance do evento, que contempla pessoas de todas as idades. "Essa ação é inclusiva, democrática e populariza a ciência no seu mais amplo leque de opções. Todas essas atividades nos dão uma dimensão do que nós somos enquanto Estado e o quanto construímos enquanto ciência. Fico muito feliz pelo desenvolvimento desse espaço", discursou.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; a secretária executiva da Secitece, Adeline Lobão; a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes; o presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Acrísio Sena; o presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães; o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Carlos Kleber; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dacio Teixeira; a vice-reitora da URCA, Socorro Vieira; o vice-reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Francisco Carvalho; o secretário executivo da Secretaria da Educação do Ceará, Helder Nogueira; a diretora científica da FUNCAP, Teresa Magalhães; o diretor de Ensino e Pesquisa do Centec, Silas Alencar; o cientista-chefe da Secitece, Henry Campos; a coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedônio; o prefeito eleito de Icapuí, Kleiton Pereira; e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Joélia Marques.
O evento acontece desta quinta-feira até a noite de sábado (23/11). A Feira do Conhecimento apresenta ao público, em sua 8ª edição, palestras de diversos especialistas, troca de conhecimentos entre os participantes e outros espaços, como as Arenas Metagames, Espaço Ceará Games e Pocket Ciência, batalhas de Just Dance, Museus Científicos e Mostra de Tecnologias Sociais. Ao todo, são 270 expositores e mais de 80 horas de conteúdo gratuito para os visitantes, que poderão contar com certificado de participação ao final do evento.
Em destaque na área de exposições está o estande do Sistema FIEC, que traz a apresentação dos cursos e projetos desenvolvidos pelo SENAI Ceará e os serviços de Educação e Segurança do SESI Ceará. No âmbito da Ciência e Tecnologia, os participantes da feira poderão conhecer melhor os produtos inovadores voltados para a indústria, assim como os avanços desempenhados pela instituição no campo das energias renováveis.
"O SENAI traz para a Feira do Conhecimento não só o portfólio de cursos de capacitação profissional, mas também as nossas inovações desenvolvidas por nossos alunos e docentes, que oferecem soluções tecnológicas para demandas que partem das indústrias", destacou a analista administrativa do SENAI Ceará, Cláudia Vasconcelos.
O especialista educacional do SENAI Ceará, Anderson Monte, detalhou que estarão à exposição produtos que surgiram na Saga da Inovação.
"Aqui nós temos o Trifast Cola, feito por alunos do SENAI Ceará a partir de uma demanda da indústria calçadista. Todo o protótipo foi feito e acelerado com o apoio do Instituto SENAI de Tecnologia. É uma máquina que faz a colagem da palmilha do sapato. Havia um gargalo por esse processo ser manual dentro das empresas, e hoje os alunos criaram um equipamento que executa tudo isso de forma automatizada", exemplificou.
Também compõem o mostruário do estande uma estrutura de simulação de processo fabril com pilares da Indústria 4.0 e uma série de equipamentos para apresentar como funciona a cadeia do hidrogênio verde (H2V), com a presença do carrinho de controle remoto movido a hidrogênio.