Evento "Eficiência Energética na Indústria" destaca competitividade e sustentabilidade na FIEC
Na manhã desta terça-feira (19/11), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou o evento Eficiência Energética na Indústria, realizado em parceria com o Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará (CONERGE). O encontro teve como objetivo ressaltar a eficiência energética como um fator estratégico para a competitividade da indústria cearense, além de abordar a importância da transição energética e os benefícios do consumo consciente e responsável de energia.
A abertura do evento foi realizada por Joaquim Rolim, gerente da área de Desenvolvimento Sustentável da FIEC, que destacou a relevância da eficiência energética no cenário atual e o apoio que tem sido dado ao tema pela FIEC através do presidente Ricardo Cavalcante. Segundo ele, “a eficiência energética é, sem dúvida, um dos pilares fundamentais da transição energética. Quando nos perguntam qual o investimento mais produtivo em energia, a resposta é simples: projetos para eficientizar processos e consumir menos energia, mantendo ou ampliando a produção. Ao reduzir o consumo, também reduzimos o impacto ambiental da geração de energia, alcançando, na prática, uma emissão zero. E, além disso, temos um ganho econômico significativo, pois a eficiência energética é uma chave estratégica para os negócios”.
O evento contou com a presença de importantes autoridades e especialistas, incluindo Erildo Pontes, presidente do CONERGE; Brígida Miola, secretária executiva da Indústria da SDE; Luiz Eduardo Moraes, conselheiro titular do CONERGE; Jurandir Picanço, consultor de energia da FIEC; Constantino Frate, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; José Ocelo, consultor de energia da FIEC; Isabela Maciel, assessora técnica para Transição Energética; Sérgio Lopes, superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Daniel Gomes, presidente do Sindiconfecções e Paulo Gurgel, presidente do Sindiquimica
Ao longo da programação, foram realizadas apresentações que exploraram diferentes aspectos da eficiência energética na indústria. A gestão e o consumo eficiente de energia foram abordados por especialistas da FIEC e Sindienergia, enquanto o CONERGE trouxe reflexões sobre a contribuição da entidade para o aprimoramento dos serviços prestados pela Enel Distribuição Ceará. O representando do IST-SENAI apresentou os programas de eficiência energética, detalhando benefícios, custos, formas de participação e financiamento. Além disso, o SINDIENERGIA através do empresário Maurício Gonçalves enfatizou os benefícios da eficiência energética para o setor industrial, e o SENAI/IEL divulgou cursos voltados para capacitação técnica nesse tema.
“Elevar a eficiência energética em geral, mas especialmente no segmento industrial é contribuir significativamente para a descarbonização do planeta e reduzir os efeitos indesejáveis das mudanças climáticas, afirmou Constantino Frate, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC”.
O encontro reafirmou a importância da eficiência energética, destacando seu papel não apenas como uma questão ambiental, mas como um diferencial estratégico e econômico para as empresas. Em um cenário de crescente demanda por soluções sustentáveis e competitivas, a FIEC reforça seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam práticas mais eficientes e benéficas para o setor industrial e o meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e competitivo.
“Investir em eficiência energética não é apenas uma questão de reduzir custos, mas também de garantir a sustentabilidade, inovar e posicionar a indústria do Ceará como líder em um mercado global cada vez mais exigente”, afirmou Brígida Miola.