Sinduscon realiza 21ª edição do Prêmio da Construção com os destaques do setor em 2024
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) promoveu, na noite desta quarta-feira (13/11), em grande festa no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, a 21ª edição do Prêmio da Construção, que celebrou os destaques do setor durante o ano de 2024. Comandada pelo presidente do Sinduscon, Patriolino Dias, a cerimônia contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, entre outras autoridades, empresários e personalidades cearenses.
A premiação levou ao palco os vencedores das categorias: Operário do Ano; Responsabilidade Social; Resgate Histórico; Tecnologia, Qualidade e Inovação; Projeto Arquitetônico; Desenvolvimento Setorial; e Construtora do Ano.
Para Ricardo Cavalcante, o tradicional encontro do segmento da indústria tem muito a celebrar no ano de 2024, marcado por crescimento econômico e um grande ano para as construtoras no Ceará. "A construção civil é uma locomotiva. É um setor que gera muita mão de obra, movimenta muito a economia, por isso precisamos sempre estar do lado dele, apoiando as suas iniciativas. O Sinduscon tem feito um trabalho muito bom, com o Patriolino Ribeiro à frente, com números importantes e fundamentais para que a economia do Ceará melhore. A gente fica muito feliz com tudo isso que está acontecendo. E acredito que em 2025 teremos ainda mais crescimento das indústrias", afirmou o gestor da FIEC.
O presidente do Sinduscon agradeceu todo o apoio da FIEC e o "exemplo inspirador da liderança de Ricardo Cavalcante" para que o setor siga em pleno crescimento, com muitas conquistas a comemorar neste ano que se encerra. "É importante colocar que nós estamos vivendo o melhor ano dos últimos oito anos na construção civil. Por isso é momento de muita alegria, de comemorarmos esse ano excelente que tivemos. Só de janeiro até setembro, nós geramos 6 mil novos postos de trabalho no estado do Ceará. Isso foi feito com muita união e parceria de todos os atores aqui presentes", enfatizou Patriolino.
Entrega dos troféus
Durante a solenidade de premiação, Cavalcante entregou o Troféu FIEC para o governador Elmano de Freitas, que foi escolhido como o destaque do Desenvolvimento Setorial de 2024. Na justificativa de escolha, foi ressaltada a execução do Programa Entrada Moradia, que mobilizando o setor da construção civil irá beneficiar 10 mil cearenses com o sonho da casa própria.
O governador destacou a importância da indústria para o crescimento econômico e avanços sociais nos municípios cearenses. "Quero agradecer ao Patriolino, ao Ricardo Cavalcante, e deixar a mensagem que esse setor pode contar com o Governo do Estado e a minha disposição para aprofundarmos o diálogo. Se a construção civil vai bem, a sociedade irá bem. Eu tenho absoluta convicção disso e sei que o mais correto da nossa parte é dar as mãos de verdade, o poder público, o setor produtivo, a academia, para que possamos ter inovação, investimento e crescimento. Estou recebendo esse prêmio, mas quem deve receber esse prêmio é o Sinduscon, por todo o seu trabalho que possibilitou o Entrada Moradia para os cearenses", afirmou Elmano.
O prêmio de Operário do Ano foi entregue a José Vanderlei Gonçalves, encarregado de manutenção do Grupo Marquise. O destaque do ano na categoria recebeu o Troféu SESI-FIEC das mãos do superintendente Regional do SESI-CE e diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda.
O Troféu Waldyr Diogo, prêmio da Construtora do Ano, ficou com a empresa Moura Dubeux em 2024. A vice-presidente de Sustentabilidade do Sinduscon, Paula Frota, venceu na categoria Responsabilidade Social, recebendo o Troféu Apodi.
Já no Resgate Histórico, o premiado foi o empresário José Newton Lopes Ribeiro, da Construtora Granito. Em Projeto Arquitetônico, o vencedor foi o projeto do Edifício Flora, da construtora Mota Machado e assinado por Francisco Hissa.
Também estiveram presentes a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargador Durval César de Vasconcelos; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, que no ato representou o prefeito Sarto; o deputado federal Tadeu Oliveira; o secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias; o secretário do Planejamento e Gestão de Fortaleza, Marcelo Pinheiro; o secretário da Fazenda do Ceará, Fabrício Gomes; o assessor especial para Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno; o presidente do CREA Ceará, engenheiro Fernando Galiza; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântara; o conselheiro fiscal da FIEC e presidente do Sindialgodão, Marcos Montenegro; o presidente da ACFor, Paulo Henrique Lustosa; o superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Luis Alves de Freitas; o presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida; o conselheiro da ARCE, Jardson Cruz; o conselheiro da ARCE, Rafael de Paula; o superintendente da Caixa Econômica Federal, João Ademar Bastos; o comandante adjunto o Corpo de Bombeiros, Coronel Wagner Maia; o secretário da Habitafor, Carlos Kleber; o secretário do Planejamento de Caucaia, Diego Pinheiro; o superintendente da SEMACE, Carlos Alberto; o vereador de Fortaleza, Júlio Brizzi; os ex-presidentes do Sinduscon, Carlos Fujita e Roberto Sérgio; o presidente do Grupo Cidade de Comunicação, Miguel Dias; o empresário Pio Rodrigues; o presidente do CDL Jovem, Guilherme Colares; o presidente do Sinapro, Evandro Colares; o vice-presidente do Fecomércio e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Cid Alves; dentre representantes de empresas associadas ao Sinduscon e empresários de outros segmentos do setor produtivo.