telefone(85) 4009.6300

400 alunos são certificados no primeiro ciclo do projeto H-TEC, com a presença de Elmano de Freitas e Ricardo Cavalcante

14/11/2024 - 17h11

Na manhã desta terça-feira (12/11), foi realizada a cerimônia de certificação de 400 alunos do 1⁰ ciclo do Projeto H-TEC, que capacita profissionais para o setor de energias renováveis. O evento, realizado no SENAI Barra do Ceará, contou com a participação do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, sendo transmitido, ao vivo, para Juazeiro do Norte e Sobral.

“O que está acontecendo aqui é um marco para o Brasil. Estamos formando a primeira turma do Projeto H-TEC, demonstrando que, no Ceará, estamos de mãos dadas - Governo, Sistema FIEC e universidades -, em prol do crescimento do nosso estado. O presente e o futuro do Ceará é a energia renovável, esse será o grande vetor de transformação, não só do estado, mas do país. E vamos precisar qualificar as pessoas para trabalhar nesse setor”, comentou o Ricardo Cavalcante.

O Governador Elmano de Freitas enfatizou que o mercado de trabalho em energias renováveis vai demandar um volume expressivo de mão de obra qualificada, no Ceará. Ele citou que, atualmente, ao todo o estado consome, em média, 1.5GW de energia elétrica. Com os projetos de instalação de um HUB de hidrogênio verde no Porto do Pecém, a necessidade de consumo subirá expressivamente, chegando a um acréscimo de 10GW.

“Precisamos de muita mão de obra qualificada com melhores empregos e melhores salários. O Projeto H-TEC é exatamente para poder dar oportunidade das pessoas se capacitarem, terem a formação e, assim, elas poderem ocupar essas vagas de trabalho que já estão surgindo no Ceará”, disse Elmano. “Nós vamos ter no Ceará, nos próximos anos, já com leilão realizado, a construção de 1.990 quilômetros de linha de transmissão, para que essa energia que será produzida no estado chegue ao Porto do Pecém”.

Sobre o relevante momento da certificação, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, comentou: “O conhecimento é a base de tudo. Ninguém inova sem conhecimento. O dia de hoje é uma celebração à educação com qualidade voltada para o trabalho. Onde há políticas públicas, por meio do Governo, junto com o setor que move a economia, que é o setor produtivo, e a academia, temos mais assertividade para enfrentar os principais problemas da nossa sociedade, como os desafios da educação e da empregabilidade”.

Também participaram da cerimônia: a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; o Secretário Estadual do Trabalho, Vladson Viana; a Secretária Executiva da Indústria na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Brígida Miola; a Defensora Pública Lia Felismino - representando a Defensora Pública Geral do Ceará, Sâmia Farias; o Diretor de Inovação da FUNCAP, Jorge Soares; o Presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; o Presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco das Chagas Magalhães;  o Coordenador do Projeto H-TEC, Michael Duarte; e o Consultor de Energias da FIEC, Jurandir Picanço.

Neste primeiro ciclo, os 400 alunos foram certificados em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

Aldenir Gomes é uma das pessoas que receberam, hoje, o certificado do Projeto H-TEC, na capital. Ele é eletrotécnico, formado pelo IFCE, e faz graduação em Energias Renováveis na Universidade Federal do Ceará. “Resolvi participar do H-TEC como forma de complementar o conhecimento que eu já vinha adquirindo nas minhas formações. Obtive, nas aulas, o conhecimento prático e teórico acerca das fontes de energia de uma forma bem mais direta. Isso foi fundamental para o meu aperfeiçoamento profissional. A partir disso, acredito que muitas portas serão abertas no setor de energias, principalmente para trabalhar com projetos de grande porte, como usinas eólicas e fotovoltaicas”, disse ele.

Ana Beatriz Martins Lira, de Sobral, também foi certificada, neste primeiro ciclo. Apesar de ter formação técnica em Agropecuária, o interesse pelas energias renováveis a fez buscar o Projeto H-TEC: “A experiência de participar do H-TEC foi excelente. Tenho uma grande perspectiva de alcançar, futuramente, um trabalho na área de energias renováveis que me desperta muito interesse, principalmente sobre hidrogênio verde. Além disso, tive contato com outras áreas, como engenharia elétrica e engenharia mecânica, o que enriqueceu muito o meu conhecimento. Agradeço a todos por essa experiência”.

Após a cerimônia, as autoridades realizaram uma visita guiada aos laboratórios e salas de aula do Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, instalado no SENAI Barra do Ceará, além do Centro do Treinamento Avançado em redes elétricas (parceria com a Enel).

Saiba mais sobre o H-TEC

O H-TEC é um projeto do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Ele é um plano de capacitação e fortalecimento da cadeia de fornecimento de energia renovável por meio de qualificação profissional no Ceará.

A carga horária total do curso é de 360 horas, dividida entre teoria e prática. No conteúdo, temas como: hidrogênio verde, distribuição de energia, energia eólica, energia solar e segurança do trabalho. As aulas teóricas serão ministradas, em formato virtual, por professores de instituições de ensino superior do Ceará: UFC, UECE, Unilab, IFCE e Centec.

O SENAI é responsável por realizar 100% das aulas práticas, nas unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. No segundo ciclo, o H-TEC deve ter mais 505 alunos que serão multiplicadores de conhecimento.

 

Fotos: Laura Guerreiro/FIEC

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright