Prêmio IEL de Talentos reconhece 44 empresas, estagiários, bolsistas e instituições de ensino de todo o País em cerimônia em Fortaleza
Em uma noite de celebração e de reconhecimento a iniciativas que promovem o desenvolvimento de jovens por meio da inovação, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou na noite desta quarta-feira (6/11), no Iate Clube, em Fortaleza, a cerimônia de entrega do Prêmio IEL de Talentos - Etapa Nacional. Foram premiados 44 projetos de 15 Estados nas categorias “Estagiário Inovador”, “Empresa Inovadora”, “Educação Inovadora”, “Projeto Inovador” e “Artigo Inovador”.
O Diretor Institucional do IEL Nacional e Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, em seu discurso, fez uma deferência especial aos finalistas e aos superintendentes das unidades regionais do IEL. Segundo ele, o IEL promove uma interação virtuosa entre a indústria e os mais importantes centros de conhecimento do Brasil e do mundo, sempre com o propósito de contribuir de forma efetiva para o aumento da competitividade das empresas.
“O sucesso do IEL em todo o País é fruto do valoroso trabalho de suas equipes e do empenho das lideranças que as motivam e inspiram. E em reconhecimento por todo esse trabalho, que impacta de forma positiva o desenvolvimento da nossa indústria, eu quero parabenizar a todos que fazem o IEL na pessoa do superintendente do IEL nacional, meu amigo, Paulo Mól. Fico muito feliz de ter do nosso lado uma pessoa como ele, essa pessoa do sorriso fácil, mas de trabalho árduo, que sempre está procurando os números, mas também o bem de todos. Assim como a nossa Superintendente do IEL local, Dana Nunes, que está fazendo um trabalho espetacular. Tudo isso aqui também é trabalho dessa dupla", elogiou Cavalcante.
Para Ricardo Cavalcante, o Prêmio IEL de Talentos realça a importância de se impulsionar carreiras e o benefício que isso traz para os negócios e para a sociedade como um todo. “Ao reconhecer o valor do estágio na educação para o mercado de trabalho e estimular a qualificação dos talentos para pesquisa e desenvolvimento, o prêmio reforça o compromisso da CNI com a inovação e a melhoria contı́nua da competitividade da indústria brasileira, a partir do fortalecimento de suas competências”, discursou.
Prestigiaram o evento a Secretária de Relações Internacionais do Governo do Ceará e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros, representando o Governador Elmano de Freitas; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; o Ex-Presidente da FIEC, Roberto Macedo; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Presidente do Sindilacticínios e Diretor da FIEC, José Antunes Mota; o Conselheiro Fiscal da FIEC, Marcos Albuquerque; o Presidente do Sindialgodão, Marcos Montenegro; a Presidente do Sindcafé, Milene Pereira; o Presidente do Sindialimentos, Isaac Bley; o Presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântara; a Presidente do Sindicouros, Márcia Oliveira; o Presidente do Sindsorvetes, Edgard Júnior; o Gerente Executivo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Airton Júnior; entre outros representantes do setor produtivo.
O Superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól, elogiou a dedicação da equipe para que o evento fosse um grande sucesso. “O acolhimento aqui no Ceará tem sido extraordinário. Fomos recebidos com muito carinho e tivemos muito apoio para realizar esta bela festa. Então, é um momento de celebração, é um momento de reconhecimento e nada mais relevante do que ter esse reconhecimento em um local onde as pessoas estão tão preparadas para acolhê-las, para dar suas melhores energias para receber esses projetos finalistas que são tão bonitos”, declarou.
A Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, afirmou que a premiação coroa todas as ações que o IEL realiza ao longo do ano na missão de qualificar os jovens e aproximá-los das oportunidades do mercado. “Nós temos IEL em todos os Estados, cada um com suas especificidades, mas com uma entrega de valor transformadora. Hoje, estamos aqui celebrando todas as conquistas e avanços que alcançamos ao longo do ano. Ver a evolução desses jovens que estão sendo premiados hoje, nos enche de orgulho e felicidade. Todos que estão aqui são vitoriosos, não somente os que ficaram em primeiro lugar. Parabéns para eles e para as empresas que investem em programas de estágio, com as melhores práticas, inovando sempre. Tenho muito orgulho de todos eles, do nosso IEL Ceará e de toda a rede IEL”, destacou.
O Ceará contou com três premiados. A bolsista Maria Renata Bezerra Melo, do Banco do Nordeste, conquistou o primeiro lugar na categoria “Artigo Inovador”. A indústria Amêndoas do Brasil ficou com o segundo lugar na categoria “Empresa Inovadora”, na subcategoria “Empresa de Médio Porte”. Já a Grendene obteve o terceiro lugar na categoria “Empresa Inovadora”, na subcategoria “Empresa de Grande Porte”. Desde que surgiu a etapa nacional do Prêmio, o Ceará sempre conta com ao menos um finalista todos os anos.
Com o projeto "Impacto do Agroamigo na qualidade de vida das famílias beneficiadas", a economista cearense Renata Melo, bolsista do BNB, comemorou o 1º lugar e agradeceu a todo o suporte que recebeu para o seu trabalho ser reconhecido nacionalmente. "Eu tô muito feliz com essa premiação. É um reconhecimento do trabalho realizado por minha equipe. Eu agradeço todo o apoio do Banco do Nordeste, do IEL e do CNPq, que fizeram todo o acompanhamento para que esse estudo fosse realizado. É muito importante ter esse trabalho reconhecido", contou Renata.
A empresa Blau Farmacêutica, de São Paulo-SP, foi a campeã na categoria Projeto Inovador. Autora do projeto "Avanços em biotecnologia para caracterização e quantificação de N-glicanos em produtos biológicos - Uma metodologia inovadora", a pesquisadora Mayara Morais contou que ficou muito emocionada, principalmente, por ter sido premiado um trabalho que busca trazer melhoria para a sociedade que busca melhor acesso a remédios biológicos.
"Esse prêmio é um divisor de águas na minha carreira. É um projeto desenvolvido que vai ajudar a população, dando acessibilidade aos medicamentos biológicos. Esses medicamentos ainda são absurdamente caros, e o que deixa muito caro são as técnicas de análise, de isolamento, de caracterização, o meio produtivo. O meu projeto foi exatamente desenvolver um método que fosse barato, econômico e que conseguisse impactar no preço do futuro medicamento que vai para o mercado", explicou Morais.
A Escola SENAI Vila Canaã, de Goiânia-GO, faturou o 1º lugar na modalidade Educação Inovadora, com o projeto "Educação 360º". "Estou extremamente emocionada porque mostra a dimensão do trabalho que nós estamos tendo dentro da unidade, no esforço de melhorar os resultados da educação, mostrando por meio do projeto onde ela começa, onde ela termina e os impactos que ela traz", compartilhou a bolsista da unidade do SENAI premiada, Isabela Santos.
Estagiário da empresa Brose do Brasil, o pernambucano Gabriel Moura vibrou com sua equipe a vitória nacional na modalidade Estagiário Inovador - Empresa de Médio Porte, com o projeto "IPMS - Intelligent Integrated Productivity Monitoring System". "Estou muito agradecido pelo IEL e pela Brose proporcionarem isso. Essa ação contribui para a formação dos novos estagiários, tanto no desenvolvimento pessoal como no profissional, o que é muito importante para fortalecer a indústria", relatou o vencedor.
Na modalidade Empresa Inovadora, a consultoria em gestão empresarial Timenow, do Espírito Santo, foi premiada com o projeto "Time Players". A analista de RH/DHO, Fernanda Brito, destacou que o Prêmio IEL de Talentos mobiliza as equipes da empresa todos os anos na criação e execução de projetos cada vez melhores. "A gente trabalhou duro e valorizou muito o talento de cada um nesse projeto. Estamos muito felizes e agora queremos todo ano estar no primeiro lugar. Foi um projeto que valorizou a diversidade e a inovação".