Ricardo Cavalcante apresenta Observatório da Indústria ao Presidente do TCE e comitiva
Na manhã desta quarta-feira (06/11), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu na Casa da Indústria o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Rholden Queiroz, acompanhado por uma comitiva de servidores do Tribunal e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).Durante o encontro, o presidente da FIEC, que estava acompanhado pela superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Ceará, Dana Nunes, e pelo gerente do Observatório da Indústria e economista-chefe da FIEC, Guilherme Muchale, apresentou o Observatório da Indústria, destacando suas funcionalidades e a contribuição da ferramenta para o desenvolvimento industrial do estado.
"Uma de nossas missões é transformar dados em informação útil. Somos parte da indústria, mas sabemos que não podemos trabalhar isoladamente. Precisamos das pessoas — dos cidadãos e de toda a sociedade. Quanto mais informação pudermos compartilhar com os setores público e privado, contribuímos para melhorar a vida de todos. Temos uma grande quantidade de dados que usamos junto à indústria, mas é essencial ampliarmos seu uso, integrando-os tanto na esfera pública quanto privada, para impulsionar o desenvolvimento e promover o bem-estar da sociedade," afirmou Ricardo Cavalcante.
O Observatório da Indústria é uma plataforma estratégica que reúne uma vasta quantidade de dados econômicos, sociais e tecnológicos, com o objetivo de beneficiar não apenas o setor industrial, mas também a sociedade em geral e o poder público.
Para o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o banco de dados do Observatório pode servir como uma ferramenta importante no monitoramento de políticas públicas e na avaliação da eficácia dos investimentos, não só no setor industrial, mas também em áreas como educação, infraestrutura, entre outras.
"Foi uma apresentação muito abrangente. Ricardo é, sem dúvida, alguém dinâmico, com uma capacidade excepcional de unir diferentes inteligências em prol de objetivos comuns — especialmente para elevar o nível da gestão e qualificar a administração do nosso Estado. Nesse sentido, estamos todos alinhados, com o interesse compartilhado de fazer o Estado crescer e evoluir", declarou Rholden Queiroz.
Com acesso a informações detalhadas sobre o desempenho e a produtividade das indústrias locais, o TCE pode também aprimorar seus processos de auditoria e controle, garantindo uma gestão mais eficiente e alinhada com as necessidades do desenvolvimento econômico sustentável.
Ainda durante a reunião, Ricardo Cavalcante apresentou as potencialidades das energias renováveis no Ceará e destacou a cadeia produtiva do hidrogênio verde, além de compartilhar os avanços da transformação digital implementada na FIEC.