SENAI se reúne com Ministério da Educação, Cultura e Ciências da Holanda
Na manhã desta quarta-feira, 30/10, o Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, reuniu-se com o Diretor de Políticas Internacionais do Ministério Holandês da Educação, Cultura e Ciências, Gerbert Kunst, o Conselheiro de Educação e Ciência da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Ernst-Jan Bakker, além de Thom ter Borg, responsável pela política da UNESCO, no Ministério da Educação, Cultura e Ciência, e a Consulesa Honorária da Holanda no Ceará, Annette Reeves.
“A credibilidade que a FIEC tem, sob a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante, faz com que nós consigamos atrair grandes e importantes parcerias, como, neste caso, o Ministério da Educação, Cultura e Ciências dos Países Baixos. Isso sinaliza uma parceria na pauta da capacitação profissional no setor portuário e, também, em inovação. Então, está de parabéns toda a equipe”, comentou Paulo André Holanda.
Na ocasião, foram discutidas possibilidades de parcerias entre os dois países. “Foi uma verdadeira honra me encontrar com o Diretor do SENAI e discutir as oportunidades de colaboração entre os Países Baixos e o Brasil. Mais importante ainda com o foco em novas energias, como o hidrogênio. Sentimos que no Porto de Roterdã e no Porto do Pecém, há realmente uma oportunidade de continuar nossa colaboração que já existe, mas há áreas que podemos dar mais ênfase à parte educacional, e adoraríamos continuar nosso diálogo sobre isso”, afirmou Kunst.
Além da reunião na FIEC, a comitiva visitou o Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, na unidade SENAI Barra do Ceará, conhecendo, na prática, os laboratórios didáticos de energias renováveis. Os visitantes foram recebidos com uma apresentação detalhada e foram compartilhadas as principais atividades e a infraestrutura robusta do SENAI, destacando-se o compromisso com parcerias internacionais, o desenvolvimento de tecnologias de última geração e a promoção das energias renováveis, com foco especial no Hidrogênio Verde.
“Hoje, discutimos principalmente o amplo tema da transição energética, que é uma prioridade para nossos países, e acredito que temos muitas oportunidades para colaborar. Falamos sobre vários aspectos da transição energética, não apenas sobre o hidrogênio, que é uma prioridade em Roterdã, mas, também, sobre energia eólica offshore e veículos elétricos, entre outros. É um tema bastante amplo, e acredito que teremos várias oportunidades para explorarmos colaborações”, conclui Ernst.
Também participaram da reunião: Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC; Joaquim Rolim, Consultor de Energia FIEC; Sônia Parente, Gerente de Educação do SENAI; Dennes Landim, Gerente do SENAI Barra do Ceará; Isabela Maciel, Assessora para Transição Energética; Felipe Frutuoso, da Assessoria para Transição Energética; Ocelo Pinho, consultor da FIEC.
Fotos na FIEC: José Sobrinho/FIEC
Fotos na Barra do Ceará: Dennes Landim/SENAI