FIEC participa de homenagem aos 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro Filho, cearense fundador do ITA
O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, representou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, na cerimônia em homenagem aos 120 anos do Marechal Casimiro Monte, cearense fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Correio Aéreo Nacional, realizada pelo Governo do Ceará, na noite desta segunda-feira (28/10), no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). Na ocasião, foi exibida a obra "Montenegro - o Marechal do Ar que sonhou o futuro".
A cerimônia contou com a presença da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno; da Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; da Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Relações Internacionais do Estado, Roseane Medeiros; do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; da Secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; da Secretária da Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela; da Presidente da Cerbras, Ana Lúcia Mota; do Diretor-Presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana; entre outras autoridades e personalidades.
Ao longo do evento no MIS-CE, os participantes destacaram a relevância de contribuir para que o legado do conhecimento deixado por Casimiro Montenegro Filho seja consolidado no Ceará. A apresentação institucional do Museu ressaltou que "a trajetória do cearense representa um alicerce importante para o que está para ser construído na educação do Ceará".
Montenegro Filho fundou o ITA em 1950, concebido como um centro de excelência em educação e pesquisa para formar engenheiros qualificados em áreas relacionadas à aviação e tecnologia aeroespacial, desenvolvendo uma instituição que impulsionasse o progresso científico e tecnológico do Brasil, especialmente no campo da aviação, e fornecendo uma base sólida de conhecimento e habilidades técnicas.
O Marechal também desempenhou um papel fundamental na criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Em 1969, ele foi nomeado presidente da empresa estatal, onde liderou uma série de iniciativas para fortalecer e expandir a indústria aeroespacial brasileira. Sob sua liderança, a Embraer desenvolveu uma ampla gama de aeronaves inovadoras e se estabeleceu como um player global no mercado de aviação comercial e executiva.
A homenagem ocorre no contexto em que foram iniciadas as obras do ITA Ceará, que será a primeira unidade do Instituto fora de São José dos Campos-SP. O equipamento será instalado na Base Aérea de Fortaleza e tem previsão de receber os primeiros cursos a partir de 2027. O estado foi escolhido para receber a instituição pelo alto desempenho no desenvolvimento da educação básica, assim como a vocação da região para a produção de energias renováveis e o destaque de estudantes oriundos do Nordeste nos resultados obtidos no vestibular do ITA.
O Ceará é a unidade federativa com mais aprovados no concurso. Hoje, cerca de 40% dos estudantes aprovados no ITA vêm de instituições de educação cearenses.