telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará e Sebrae/CE iniciam 2º ciclo do PDI On Demand com a proposta de ampliar apoio a soluções inovadoras para empresas cearenses

29/10/2024 - 11h10

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Sebrae/CE, iniciou o 2º ciclo do PDI On Demand nesta segunda-feira (28/10), em uma reunião de kick-off na Casa da Indústria. O programa tem o objetivo de guiar empresas dos mais diversos setores da indústria local ao longo de todo o processo de geração de suas próprias soluções inovadoras para superar desafios e fortalecer estratégias corporativas.

A segunda edição conta com a participação de 10 empreendimentos — cinco de Fortaleza e cinco da Região do Cariri. O encontro de pontapé inicial para o projeto reuniu empresários, especialistas do IEL Ceará e pesquisadores de universidades para uma rodada de apresentações, detalhamento das ações a serem executadas e identificação dos primeiros passos no desenvolvimento de projetos de inovação.

Na fala de boas-vindas aos participantes, a gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins, destacou as vantagens competitivas proporcionadas pelo cumprimento do programa, que conta com a expertise de profissionais atuantes em tecnologia e inovação, além de uma metodologia voltada à implementação de soluções nos ambientes de negócios.

“Nós trazemos o PDI com a proposta de estruturar e organizar as empresas com esse olhar voltado para a inovação. A inovação é algo que chega, fica e permanece na empresa. Ela torna a empresa mais competitiva, produtiva e um modelo para outros negócios, seja do mesmo setor ou de outros segmentos. O IEL tem isso como parte de sua missão, com uma equipe preparada para atender com uma metodologia exclusiva, que está sempre em atualização. Temos aqui nossos consultores especialistas para atuar da melhor maneira possível ao longo do programa", afirmou Lins.

O especialista em Inovação do IEL, Fábio Braga, apresentou o ciclo de execução do PDI On Demand 2.0, explicando que o processo de elaboração das soluções passa pelas etapas de planejamento e organização das estratégias de atuação, realização de workshops para coleta e qualificação de demandas empresariais, seguidos pela pesquisa e desenvolvimento de produtos, prototipagem, testes, produção, proteção e lançamento da inovação. "Nosso objetivo é mostrar que a inovação se concretiza através do trabalho. Trabalhamos a inovação como estratégia para gerar maior rentabilidade para as empresas", explicou.

O programa foi lançado em novembro de 2023, com o primeiro ciclo realizado ao longo de sete meses, culminando na apresentação de projetos estruturados, voltados à ampliação dos negócios de indústrias da Capital e do Interior. "Estamos nos reunindo com o segundo grupo do PDI On Demand. Finalizamos o primeiro ciclo com 10 empresas, e agora estamos iniciando outro ciclo com mais 10. A ideia é continuar trabalhando no desenvolvimento de produtos e soluções, além de dar mais ênfase à captação de recursos para apoiar as iniciativas inovadoras", projetou o consultor de Inovação do IEL Ceará, Renato Melo.

O trabalho de promover a cultura da inovação nas empresas conta com o apoio fundamental das instituições acadêmicas no PDI On Demand. Abraão Saraiva, diretor-presidente do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC), ressaltou que o diálogo entre pesquisadores e aqueles que vivenciam os desafios diários das empresas fomenta um fluxo de colaboração que pode gerar grandes frutos para a economia do Ceará e do país.

"Dou meu testemunho de reconhecimento da importância dessa conexão entre o setor empresarial e a academia, visando identificar demandas e oferecer soluções para o desenvolvimento de inovações, tanto em novos processos quanto em novos produtos, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, a geração de novas soluções e para a redução da dependência de tecnologias estrangeiras", destacou.

O diretor das empresas Benatêxtil, Criare e Banana Urbana, e presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (SindRoupas), Paulo Rabelo, manifestou entusiasmo e total confiança na equipe de consultores do IEL Ceará para encontrar o melhor caminho rumo à criação de um ecossistema de inovação dentro de seus negócios.

"Temos os problemas e, aqui, encontramos as soluções. Isso é muito bom. Nós temos desafios antigos em nossas empresas e, com o apoio do IEL, que traz recursos e profissionais dedicados da tecnologia, da engenharia e da computação, podemos encontrar boas ideias e projetos que atendam às nossas necessidades. É a casa e o botão", afirmou Rabelo.

Também estiveram presentes na primeira reunião representantes das empresas Cacau Confeitaria Saudável, Texugo Moda Praia, Sphera Soluções em Tecnologias Sustentáveis, Cerâmica Torres e Ninna.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright