Cearenses conquistam o mundo durante o Encontro Virtual de Negócios Internacionais de Moda realizado em parceria com o Minas Trend, principal Salão de Moda da América Latina
A 32ª edição do Minas Trend, um dos maiores eventos de negócios do setor de moda da América Latina, começou nesta terça-feira (22/10) em Belo Horizonte, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). As empresas cearenses brilharam no Encontro Virtual de Negócios Internacionais de Moda, que ocorreu em parceria com o Minas Trend, sendo o grupo mais representativo no evento. Das 30 empresas participantes, 14 eram do Ceará. Os encontros foram realizados com o apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA).
As empresas cearenses contaram com o suporte das analistas do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Milena Lima e Rebecca Coutinho, que estiveram presentes no evento. Muitas dessas empresas conduziram suas primeiras negociações internacionais, aproveitando a plataforma virtual para apresentar seus produtos ao mercado externo, sempre com o auxílio especializado das analistas do CIN.
A Superintendência de Relações Internacionais, por meio da Gerência de Promoção Comercial, deu suporte à realização do Encontro de Negócios do Minas Trend e do Encontro Virtual de Moda. Organizados pela FIEMG e pela FIBRA, esses encontros fazem parte da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios, e são resultado de uma cooperação entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a ApexBrasil, com o objetivo de fomentar as exportações da moda brasileira, abrangendo segmentos como roupas femininas, masculinas, infantis e juvenis. Além disso, o evento busca fortalecer o relacionamento entre fabricantes nacionais e compradores internacionais, promovendo o crescimento sustentável do setor.
Entre os produtos mais procurados nos encontros virtuais destacaram-se biquínis e roupas de banho, reforçando a forte demanda internacional pelo setor de moda praia brasileiro. Equipes da FIBRA, FIEA, FIEMG e FIEC estiveram presentes, facilitando a organização do evento e a comunicação entre vendedores e compradores.
“A participação da FIEC no Encontro Virtual de Negócios Internacionais de Moda foi fundamental para consolidar a presença das empresas cearenses no mercado global e permitir que cada vez mais os empresários do nosso estado tenham contato com compradores e consumidores internacionais. Nosso principal objetivo foi garantir que as empresas cearenses aproveitassem ao máximo as oportunidades da rodada, criando oportunidades de fechar negócios e ampliando a visibilidade do setor de moda do Ceará”, destacou Rebecca Coutinho.
“O evento ofereceu uma plataforma única para que as empresas não apenas apresentassem seus produtos, mas também estabelecessem conexões comerciais valiosas. Queremos garantir que cada uma dessas empresas tire o máximo proveito das oportunidades aqui presentes, contribuindo para o crescimento e a visibilidade da moda cearense”, completou Coutinho.