Primeira obra da categoria no Nordeste, livro Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos é lançado na Casa da Indústria
A Casa da Indústria reuniu, na última sexta-feira (18/10), pesquisadores, estudantes, empresários e profissionais do setor alimentício para o lançamento do livro Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos. Realizado com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Estado do Ceará (Sindialimentos), o livro chega ao mercado com o objetivo de fortalecer a literatura especializada, abordando tanto aspectos acadêmicos quanto experiências práticas específicas do contexto regional e nacional da indústria de alimentos. Esta é a primeira obra da categoria a ser produzida no Nordeste, com participação de profissionais formados no Ceará.
O livro foi organizado por Herlene Greyce e Cinthia Soares, ambas formadas em Engenharia de Alimentos, e conta com a colaboração de 27 autores com experiência prática em estabelecimentos alimentícios. Ao longo de 14 capítulos, a obra apresenta, de maneira simples e precisa, vivências relacionadas à produção de alimentos com qualidade e segurança.
Herlene Greyce, Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), explica que o projeto surgiu, em grande parte, devido à falta de uma obra dessa complexidade e com essas características no mercado. “Quando avaliamos controle de qualidade e segurança de alimentos, encontramos muitos materiais, mas nenhum tão específico e que trate de situações reais da prática industrial. Os conteúdos sempre eram muito teóricos e não traziam essa vivência. A nossa ideia foi trazer a indústria para que os alunos possam entender como os conceitos são aplicados na prática", detalha.
Para Cinthia Soares, Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp e Fiscal Municipal de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária em Fortaleza, os textos presentes no livro oferecem um amplo leque de conhecimentos acessíveis a todos os profissionais da área alimentícia.
"Foi desafiador reunir 27 pessoas, com diferentes estilos de escrita, para elaborar uma obra que fosse densa, mas não excessivamente acadêmica. Nosso objetivo foi incluir diversas vivências e práticas, tornando a leitura acessível a quem estiver em qualquer fase, seja na academia ou no mercado profissional. A professora Herlene, com sua experiência em cursos de extensão, foi fundamental para conectar todos os autores e construir este material", complementa Cinthia.
Os primeiros capítulos da obra tratam de conceitos gerais de controle de qualidade e sua aplicabilidade na produção de alimentos. A leitura avança para abordar temas como sistemas de segurança de alimentos, Boas Práticas de Fabricação (BPF), o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), sistemas internacionais, metodologias do Sistema 5S, além de capítulos sobre desenvolvimento de produtos, embalagens e gestão de resíduos sólidos.
O evento de lançamento de Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos incluiu uma roda de conversa sobre o livro, mediada pela engenheira de alimentos Elayne Marques, e contou com a presença das organizadoras, do professor universitário Augusto Carioca, do graduando em Engenharia de Alimentos Levi Carvalho, e do empresário Nivaldo Cavalcante.
Em participação virtual, Micael de Andrade Lima, PhD em Ciência e Engenharia de Alimentos pela Universidade de Reading, destacou a importância do livro para a bibliografia da indústria de alimentos. “Este enfoque nos estudantes e profissionais locais faltava no Brasil. Eu, como estudante, anos atrás, teria considerado este livro uma ferramenta indispensável para meus estudos. A publicação preenche, portanto, uma lacuna no mercado.”
A obra contou com o apoio do IFCE, Editora Sertão Cult, FIEC, Sindialimentos, Avine, Pardal, Conduzir Consultoria, Noélia Doces e Salgados, Casa do Frango Bolos, Naturágua, HortFélix, Santa Clara e Tá Limpo.