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Na FIEC, Luiza Helena Trajano fala sobre empreendedorismo e liderança em café da manhã promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil

21/10/2024 - 14h10

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta sexta-feira (18/10), a Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, para um café da manhã com empresários e jornalistas promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil, organização que reúne mais de 120 mil executivas de todo o país. No evento, que contou com a participação do Presidente em exercício da FIEC, Carlos Prado, e a Líder do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza, Annete de Castro, a empresária falou sobre sua trajetória no varejo e seu papel como representante do empreendedorismo feminino brasileiro.

“A FIEC se sente muito honrada em receber Luiza Helena Trajano e, com ela, Annete de Castro, duas novas cidadãs cearenses. Luiza é um grande ícone e um exemplo para o Brasil, não só para mulheres, mas para a população de forma geral. Ela mostra que é possível realizar sonhos e empreender”, afirmou Carlos Prado, na abertura do evento.
“Também é uma honra receber esse evento do Grupo Mulheres do Brasil, uma reunião extraordinária de mais de 100 mil mulheres que procura fazer o possível em benefício da sociedade”, acrescentou.

Luiza Trajano, que também é Presidente nacional e Fundadora do Grupo Mulheres do Brasil, participou de uma roda de conversa com os jornalistas Clóvis Holanda, do Grupo O Povo de Comunicação, e Daniel Demétrio, Repórter do Sistema Jangadeiro de Comunicação.

A Empresária agradeceu o convite da FIEC e do núcleo Fortaleza do Mulheres do Brasil, destacando sua relação com o Ceará. “É um prazer muito grande estar aqui. Tenho uma ligação forte com a FIEC, que faz um trabalho importante de diversidade há muito tempo. Muito obrigada pela acolhida”, ressaltou.

Durante o evento, Luiza abordou o processo de recuperação do varejo desde o fim da pandemia de Covid-19, apontando alguns dos desafios atuais da economia brasileira, como a alta taxa de juros e a demanda de crédito para micro e pequenas empresas.

Ao comentar sua atuação à frente do Magazine Luiza, a empresária falou sobre o próprio perfil de liderança, marcado pela visão global e de resultados, e destacou a necessidade de adaptação dos gestores às transformações tecnológicas.

“O líder de hoje tem que estar muito aberto a mudanças. O digital e a inteligência artificial trouxeram uma transformação, mudaram as funções. Se você que é líder não está disposto a mudar, rapidamente você caduca. É preciso saber que o tempo não é mais o mesmo, e não sabemos como vai ser amanhã”, pontuou.

Transformação social

Annete de Castro, Líder do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza, afirmou que a entidade foi fundada em 2013 por Luiza Trajano e cerca de 40 mulheres com o propósito de trabalhar em prol da transformação social, promovendo ações nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo, entre outras. Hoje, mais de 120 mil mulheres fazem parte do grupo.

“A gente carece de grandes lideranças, de generosidade, e a Luiza é nossa inspiração 24 horas por dia. Temos uma obrigação que é fazer a mudança tão necessária no país para que mais pessoas possam usufruir dessa riqueza tão grande ao nosso redor. Esse é o objetivo do Mulheres do Brasil. De forma simples e generosa, buscamos trabalhar em todas as nossas regiões para tocar a vida dos outros e fazer a diferença”, frisou Annete.

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Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
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