Ação do Procompi reúne empresários da moda para workshop sobre trâmites de documentação para exportação
Com o objetivo de assimilar as principais expertises para exportar seus produtos, empresários cearenses do mercado da moda, vestuário e confecções participaram do workshop "Documentação de Exportação", promovido pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC (CIN), nesta quarta-feira (16/10), na Casa da Indústria. O evento é mais uma ação do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), parceria realizada entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o apoio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop).
A oficina faz parte de uma série de consultorias prestadas a 15 empresas participantes, que demonstraram interesse em ganhar competitividade no mercado consumidor internacional.
Segundo a analista de Comércio Exterior do CIN, Rebecca Coutinho, facilitadora do workshop, o grupo atendido pela FIEC já foi apresentado a uma série de informações fundamentais para garantir boas práticas de exportação, como os primeiros passos para identificar mercados em potencial, técnicas de venda, tendências de consumo e análise de mercado-alvo.
"Agora estamos entrando na fase dos workshops voltados à operação, mostrando como o processo de vendas é realizado. De fato, é instruir os participantes sobre como o processo acontece. No nosso último workshop, falamos sobre incoterms e players de exportação. Hoje, abordamos a questão dos documentos: qual a importância de cada um, o que deve constar neles e como as empresas devem prepará-los para evitar perdas, multas, entraves no processo e bloqueio no envio da carga. Nossa função é orientar sobre a emissão correta dos documentos, fornecendo um material de referência para que eles possam trabalhar com segurança, aplicando o conteúdo à prática de cada empresa", explica Coutinho.
Dentro dessa trilha de preparação para o comércio exterior, os empresários também contam com uma análise de seus produtos, realizada por um especialista em Design de Produto, que considera as especificações e a modelagem, gerando feedbacks direcionados aos países que cada empresa escolheu como mercado-alvo.
Na próxima segunda-feira (21/10), as empresas participarão de um evento virtual promovido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), que faz parte da programação do Minas Trend, o maior salão de moda da América Latina, realizado pela FIEMG. A iniciativa apresentará os empresários inscritos a diversos compradores internacionais da América do Sul, América Latina, América do Norte, Europa e Israel.
Rebecca Coutinho complementa que a preparação das empresas está avançando para que cheguem prontas a fechar negócios de exportação, aproveitando o contato viabilizado pelo encontro online. "Nesse encontro, há 30 vagas para empresas de moda de todo o Brasil que buscam internacionalizar suas marcas. No Ceará, tivemos 14 inscrições, sendo o estado com o maior número de participantes. Essas empresas terão a oportunidade de divulgar seus produtos para compradores internacionais, com o intuito de fechar possíveis vendas."
Para muitas micro e pequenas empresas, pensar em exportação parece algo distante e difícil de ser viabilizado. Um dos participantes das consultorias, Isaías Monteiro, afirma que, por meio das ações do Procompi, conseguiu quebrar esse paradigma e vislumbrar novos horizontes de negócios. À frente da Irmãos RAD Confecções, o empresário destaca que o passo a passo apresentado pelo CIN trouxe tranquilidade e informações seguras para que sua empresa caminhe rumo às primeiras exportações.
"A FIEC proporcionou essa visão que não tínhamos antes. Vendemos muito no mercado local e também expandimos para outras regiões do Brasil. Mas, quando começamos a entender mais sobre exportação e o modo como o conteúdo foi apresentado, tivemos a certeza de que esta era uma grande oportunidade. É muito gratificante essa mentoria. A Karina Frota (gerente do CIN), a Rebecca e toda a equipe nos guiaram com um plano de ação, mostrando como fazer um comercial, como criar um site em inglês. Sempre dá aquele frio na barriga, mas a equipe tem nos dado todo o suporte, mostrando que não é nada de outro mundo, com muita tranquilidade", compartilha Isaías.
Sobre o encontro virtual do próximo dia 21/10, o empresário afirma que, mesmo que nenhum negócio seja fechado com representantes internacionais, está convicto de que as oportunidades no exterior surgirão em breve. "Todos os encontros foram importantes, e as informações foram se conectando. Houve reuniões sobre como é o mercado lá fora e o que é necessário para exportar. Todas essas informações e palestras nos deixaram muito seguros quanto a todo o processo", finaliza.