FIEC passa a certificar práticas ESG de instituições de Educação e Esporte
Em mais uma iniciativa para disseminar a cultura da sustentabilidade no Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Programa ESG-FIEC, passa a certificar, neste mês de outubro, práticas sociais, ambientais e de governança corporativa adotadas em dois novos segmentos: instituições de Educação e de Esporte.
Concedido em parceria com a Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo, o Selo ESG-FIEC reconhece e guia empresas cearenses comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Com a inclusão do setor educacional no programa, poderão receber o selo as instituições de educação básica, fundamental, média, técnica, tecnológica, de graduação e de pós-graduação.
“A FIEC entende que o setor educacional forma a mão de obra para que a indústria ou toda a ramificação da economia com base na indústria tenha profissionais que saibam implementar as práticas ESG. Se essas instituições de educação ensinam seus alunos a serem profissionais atuantes na agenda da sustentabilidade, é suposto que sejam exemplo, e a partir dessa atuação, também darão bons exemplos na formação dentro dessa temática”, afirma a gestora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias.
Já na categoria das instituições de esporte, a certificação irá abranger clubes sociais, esportivos e similares. Como explica Alcileia, a chancela, além de credenciar as práticas em ESG de empresas do segmento, pode ser um diferencial para potencializar parcerias.
“Essa certificação vem, em especial, com o objetivo de credenciar a boa conduta da empresa que cuida do esporte, de ações sociais e similares para que ela se apresente ao mercado como empresa confiável para receber investimentos sociais privados”, destaca a Coordenadora.
Empresas interessadas em participar da iniciativa podem saber mais sobre o Programa de Certificação ESG-FIEC e agendar atendimento clicando AQUI.
19 empresas já receberam selo
O programa foi criado em 2022 e, desde então, 19 empresas já receberam o Selo ESG-FIEC e 50 estão em processo de certificação. A iniciativa contempla empresas das seguintes categorias: Calçados e Componentes para Calçados, Couro, Confecções Têxteis e Artefatos; Alimentos e Bebidas; Construção Civil; Indústrias de Transformação Diversas; Energia, Telecomunicações, Resíduos e Similares; Extração de Recursos Naturais: Minerais Metálicos, Não Metálicos, Pesca, Agropecuária e Similares; Setor portuário-marítimo; Clubes Sociais, Esportivos e Similares; Educação Fundamental, Médio, Técnico, Tecnológico, Graduação e Pós-graduação.
“Nossa avaliação do programa é que sempre podemos melhorar, mas dentro do que vemos no Brasil, a FIEC está a anos luz de outras instituições. Nós somos o benchmarking da CNI, estamos com três federações em processo de mentoria e temos conseguido disseminar esse conhecimento para trazer um pouco mais de consciência”, diz Alcileia Farias.