SIMEC realiza penúltima reunião mensal de associados em 2024 com apresentação de editais do SENAI e oportunidades de negócios para o setor
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) promoveu, nesta terça-feira (08/10), na Casa da Indústria, a penúltima reunião mensal de associados de 2024. O encontro foi marcado pela apresentação dos Editais de Fomento da Plataforma de Inovação para a Indústria, conduzida pela equipe do SENAI Ceará, além de palestras voltadas ao fortalecimento de negócios no setor.
Para o presidente do SIMEC, César Barros, o sindicato chega à reta final do ano com um balanço positivo das ações de reestruturação, participação em eventos importantes do calendário das indústrias e parcerias firmadas com grandes instituições.
"Essa é a nossa penúltima reunião do ano, na qual trazemos pautas importantes para o SIMEC e para o setor industrial do nosso estado. Desde que assumi a presidência do sindicato, estamos reestruturando nossas atividades. Estamos chamando os associados cada vez mais para estarem próximos, participando do que estamos fazendo e propondo. Queremos que o nosso setor esteja unido, se capacitando, fazendo cursos e nos ajudando a melhorar o SIMEC e a fortalecer a atuação do segmento no Ceará", destacou.
Após os informes gerais do sindicato, o Gerente do Instituto SESI SENAI de Tecnologia (ISST), Carlos Egberto, e a Analista de Convênios e Parcerias do SENAI Ceará, Camila Lavor, apresentaram as novidades dos editais de fomento da Plataforma de Inovação para a Indústria, disponibilizados por meio do Departamento Nacional do SENAI.
Recentemente, as empresas Central das Correias e CIE Durametal, ambas associadas ao SIMEC, foram contempladas no Edital Rota 2030/MOVER, uma iniciativa estratégica do SENAI voltada para modernizar e fortalecer o setor automotivo no Brasil. Os representantes do SENAI Ceará trouxeram detalhes sobre o funcionamento do programa e seus benefícios.
"Tivemos aqui a oportunidade de apresentar um pouco desses editais que acabamos de aprovar na Plataforma de Inovação para a Indústria, do SENAI Nacional. Por meio do Programa Rota 2030, conseguimos captar quase R$ 8 milhões para as indústrias cearenses contempladas, o que nos permite trabalhar inovação dentro das empresas. Com a Durametal, vamos atuar na fusão do projeto e na industrialização com foco no aumento da produtividade. Já com a Central das Correias, trabalharemos com linhas mais produtivas e Indústria 4.0. Divulgar essas informações é essencial para contribuir com o desenvolvimento da cadeia do setor do SIMEC", explicou Carlos Egberto.
A programação da reunião também contou com a participação da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), representada pelo Coordenador Geral, Lucas Melo, e pelo representante da AJE junto à FAJECE, Paulo Salim. Na ocasião, a dupla apresentou o planejamento da missão empresarial regional que será realizada em Sobral.
Em outro momento, a sócia-diretora da Vivaz Soluções, Maria Souza, ministrou aos associados do SIMEC a palestra "O RH que dá lucro – Cuidar da gestão de pessoas faz todo o diferencial no negócio". A segunda palestra da noite foi conduzida pelo CEO da Sallto Empresarial, Carlos Matos, com o tema "Comunidade Sallto Líderes – Impulsionar empresas, impulsionando pessoas".