SENAI CE inicia 2º ciclo de aulas práticas do Projeto H-TEC, em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte
Na manhã desta segunda-feira, 30/09, foi dado início às aulas práticas do 2º ciclo do Projeto H-TEC - Qualificação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva em Energias Renováveis -, desta vez, com 504 alunos. Todas as aulas práticas acontecem nas unidades do SENAI em Fortaleza (Barra do Ceará), Juazeiro do Norte e Sobral.
O H-TEC é um projeto do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
“Com muita alegria, em nome do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, damos seguimento a este projeto que é importantíssimo para o nosso estado. Fomos apresentados por nossa Especialista Técnica, Isabela Maciel, e as instituições parceiras. O primeiro ciclo foi um sucesso e, tenho certeza, repetiremos o êxito. Estes 504 alunos são parte da nossa meta de entregar à sociedade, nesta primeira fase, 1.050 multiplicadores, na pauta da transição energética, até dezembro deste ano”, disse o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
No conteúdo, temas como: hidrogênio verde, distribuição de energia, energia eólica, energia solar e segurança do trabalho. Já as aulas teóricas serão ministradas em formato virtual, por professores de instituições de ensino superior do Ceará: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
“Com essa formação prática, aliada à parte teórica desenvolvida pelos professores das universidades e institutos estaduais e federais do Ceará, espera-se a formação de multiplicadores que poderão atuar na formação de outros 11.550 futuros profissionais, na área das energias renováveis e hidrogênio verde, deixando o Ceará preparado para as oportunidades que se apresentam”, comentou o Coordenador do Projeto H-TEC, Michael Duarte.