Sindlaticínios realiza reunião para apresentar impactos da Reforma Tributária e discutir soluções e melhorias para o setor lácteo
A diretoria do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados do Estado do Ceará (Sindlaticínios) realizou, nesta sexta-feira (20/09), na Casa da Indústria, uma reunião para discutir os impactos da Reforma Tributária no setor lácteo. Durante o encontro, também foram apresentados serviços de fornecedores e divulgados cursos de qualificação para o setor, em parceria com o SENAI Ceará.
O presidente do Sindlaticínios, José Antunes Mota, destacou o esforço do Sindicato em buscar benefícios para os empresários associados. "Preparamos uma pauta extensa para deliberar sobre temas importantes para o nosso setor. Além de nos anteciparmos às consequências da Reforma Tributária, discutimos soluções para questões como melhorias na refrigeração dos produtos, uma dificuldade recorrente nas nossas empresas, e a busca por preços mais acessíveis no mercado para materiais de limpeza. Esses encontros têm o objetivo de trazer benefícios a todos os associados", afirmou.
A pauta sobre a Reforma Tributária foi conduzida por Emílio Moraes, presidente do Conselho de Economia, Finanças e Tributação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, o economista apresentou o Simulador da Reforma Tributária, uma ferramenta desenvolvida pelo Observatório da Indústria da FIEC, que permite que os empresários insiram dados específicos de suas empresas, considerando o regime de tributação em que operam (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real). O simulador oferece uma comparação entre o cenário tributário atual e a projeção de tributação pós-reforma.
"No final do ano passado, tivemos a Emenda Constitucional 132, que já foi aprovada, e com ela vieram algumas definições. Com base nessas definições, o Observatório da Indústria desenvolveu um simulador que compara a legislação tributária atual com o novo cenário tributário baseado no IVA. Foi esse demonstrativo que compartilhamos hoje com os associados do Sindlaticínios", explicou Emílio.
As empresas MTech, Goener, ZUQ Performance e Talimpo Pro/Start Química apresentaram seus serviços nas áreas de logística, refrigeração, limpeza e energia, oferecendo condições diferenciadas para os associados do Sindlaticínios.
Além disso, a diretoria do Sindicato anunciou que, nas próximas semanas, divulgará a realização de cursos de qualificação profissional em parceria com o SENAI Ceará. As formações incluirão temas como Refrigeração, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Programas de Autocontrole (PAC's).