Coluna de Karina Frota no O Povo aborda geopolítica mundial e os desafios do transporte marítimo
Na edição desta semana, a coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Karina Frota, no jornal O Povo aborda a geopolítica mundial e os desafios do transporte marítimo
Leia o texto na íntegra:
A alta da temperatura mundial ilustra o ano de 2024 com eventos climáticos extremos. Um ano indiscutivelmente marcado por excessos... Queimadas, inundações e calor.
A economia global atravessa confrontos bem aquecidos. Disputas eleitorais em quatro continentes e em diversas nações do mundo. A eleição dos Estados Unidos apimenta o momento de “tensão”. Ucrânia e Rússia seguem em conflito. Não há previsão para um contexto de paz ou de cessar-fogo.
O cenário global do transporte não está diferente e passa por grandes desafios. Com os eventos resultantes da guerra Israel-Hamas, desde o final de 2023 enfrentamos impactos diretos no frete internacional, principalmente no marítimo.
Não há previsão para normalização nos custos do frete marítimo na rota China-Brasil. Os preços sobem e os atrasos se tornaram frequentes. No Brasil, as datas de chegada dos navios sofreram alterações significativas, causando uma verdadeira tribulação para importadores e consumidores.
Alguns especialistas atribuem uma combinação de fatores para esta situação: desvios pelo Cabo da Boa Esperança, demanda maior que a esperada, atrasos climáticos nos portos asiáticos...
O fato é que os ataques no Mar Vermelho resultaram em uma rota considerada de crescente instabilidade. As maiores empresas de transporte de contêineres, decidiram evitar o canal que conecta os Mares Mediterrâneo e Vermelho prezando pela segurança da tripulação e das mercadorias.
Desta forma, seguimos enfrentando um mar agitado que dificulta o tempo de entrega de cargas e encarece de forma expressiva os custos do transporte até o destino.