telefone(85) 4009.6300

FIEC sedia evento de Cultura Oceânica como parte de movimento nacional organizado pela Cátedra da UNESCO em prol da sustentabilidade dos oceanos

20/09/2024 - 19h09

Com foco na cultura oceânica e na valorização da sustentabilidade, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou o evento “Cultura oceânica: do Sistema Educacional às Empresas”, uma iniciativa que antecede a SP Ocean Week 2024, maior evento brasileiro sobre o mar. Organizado pelo Hub ODS Ceará do Pacto Global da ONU — Rede Brasil, o encontro é parte do Movimento Pororoca da Cátedra da UNESCO e reuniu, nesta quinta-feira (19/09), diretores das Escolas SESI SENAI, palestrantes e empresas parceiras que compartilharam cases de sucesso focados na difusão da cultura oceânica e em ações sustentáveis para a preservação dos oceanos.

A programação teve início com a abertura institucional do Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, que destacou a importância da cultura oceânica para o Estado. “É sempre importante falar sobre o oceano. A economia do mar é um dos setores exportadores de futuro estratégicos do Sistema FIEC e o Ceará está bem-posicionado para aproveitar as tendências globais, além da relevância da temática da educação e dos oceanos para as indústrias do Hub ODS Ceará”, ressaltou.

Diretamente de Santos, a gerente do Pacto Global da ONU no Brasil, Gabriela Otero, também participou da abertura do evento. Em sua fala, ressaltou a importância da temática e a relação direta com os ODS, em especial o 14 (vida na água).

Em seguida, Leonardo Torquato, Gerente de Sustentabilidade de Negócios da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), apresentou a legislação vigente da economia azul e o projeto de incentivo à cultura oceânica na rede municipal de ensino, demonstrando como o setor educacional pode desempenhar um papel na conscientização sobre a preservação dos mares.

Danielle Nina Távora, fundadora da LAURB (Instituto de Urbanismo Ecossistêmico), e Anailton Fernandes, presidente do Instituto Metamorfose, apresentaram na ocasião o projeto “O Mar Está Para Peixe”, que pesquisa e investe em práticas de pesca sustentáveis junto à comunidade do Serviluz. “O projeto foi estruturado de maneira sistêmica a partir de uma cadeia de atividades econômicas para fortalecer a economia humana, por isso nos dividimos em várias frentes de acordo com as pautas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa) em busca de parcerias. Afinal, as empresas precisam se preocupar com o seu entorno e com as pautas de sustentabilidade para que possamos nos ajudar como sociedade, atingindo uma transformação em escala”, explicou Danielle.

No segundo bloco da programação, Gabriela Ramires, responsável pelas políticas públicas da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), apresentou o projeto “Aves Migratórias” e sua relação com o litoral, além de trazer diversas reflexões acerca da importância da preservação dos ecossistemas, da educação ambiental e da relevância das políticas públicas em questões ambientais.

Águeda Muniz, Diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará – AEGEA Saneamento também participou da ocasião, discutindo os impactos positivos da universalização do esgotamento sanitário em relação aos recursos aquáticos e às mudanças na vida das pessoas. Segundo ela, “saneamento básico é qualidade de vida”. Na ocasião, a Diretora também ressaltou a importância do projeto “Mãos e Obras”, que recentemente certificou cerca de vinte alunas em uma turma exclusivamente feminina junto ao SENAI Ceará.

Encerrando as apresentações, André Comaru, Coordenador de Sustentabilidade do Movimento Kite for the Ocean (Winds for Future), abordou o papel da inovação e da sustentabilidade no contexto da economia azul, destacando como a cultura oceânica pode se beneficiar de práticas voltadas para um oceano mais limpo e sustentável.

O evento deu espaço a uma reflexão sobre a necessidade de fortalecer as parcerias entre setores a partir da mudança individual para promover uma transformação no olhar da sociedade sobre os oceanos. O debate visa preparar o caminho para as discussões que ocorrerão na SP Ocean Week 2024, reforçando o compromisso com a preservação ambiental.

A iniciativa, alinhada ao Movimento Pororoca, reafirmou o objetivo de aproximar a sociedade do oceano, conectando esforços e compartilhando iniciativas que promovam a sustentabilidade dos mares e a economia azul.

Para mais informações sobre o HUB ODS e como inscrever-se para integrar a iniciativa, acesse: https://www.pactoglobal.org.br/hub-ods/.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright