telefone(85) 4009.6300

FIEC e comitiva alemã realizam reunião de networking para discutir possíveis projetos da área de energia no Ceará

20/09/2024 - 15h09

Na manhã desta quinta-feira (19/09), o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, recebeu a comitiva de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental para uma reunião de networking. O encontro, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro, teve como principal objetivo fortalecer os laços entre as regiões e explorar possíveis parcerias em projetos industriais e na área de energia no estado do Ceará.

Entre os presentes na reunião estavam o diretor regional do SENAI-CE e superintendente regional do SESI-CE, Paulo André Holanda; o secretário de Economia, Infraestrutura, Turismo e Trabalho de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Jochen Schulte; o coordenador de internacionalização de empresas e desenvolvimento de negócios e representante suplente do Estado de Baden-Württemberg no Brasil, Andreas Olpp; a cônsul honorária da Alemanha em Fortaleza, Marlene Pinheiro; o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço; e o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia), Renato Felipe, além de empresários alemães e outros participantes.

“Agradeço a presença de todos os presentes. Vocês estão em uma das regiões mais promissoras para a produção de hidrogênio verde de melhor custo no mundo. O Ceará é uma área estratégica, e hoje estamos apresentando a todos porque essa região se destaca tanto. Temos aqui um grande potencial, mas ainda há muito a ser feito. Nesse processo, o conhecimento e a experiência de vocês em industrialização e tecnologia serão de grande valor para que possamos avançar juntos”, afirmou Carlos Prado.

Durante a reunião, foram discutidos os avanços e as oportunidades no setor energético do Ceará, incluindo a produção de hidrogênio verde, uma área em que o estado desponta como um dos principais polos de desenvolvimento no Brasil. O hidrogênio verde, considerado uma solução energética limpa e inovadora, é visto como uma oportunidade estratégica tanto para o Ceará quanto para a Alemanha, que busca expandir sua cooperação internacional em projetos de transição energética.

"Muito obrigado pela calorosa hospitalidade de todos aqui no Ceará. Sinto que nossos estados têm muitas semelhanças. Estamos otimistas em assinar acordos de cooperação entre nossas regiões, para desenvolvermos iniciativas conjuntas em áreas que são de grande interesse para ambos, especialmente no campo do hidrogênio verde. Além disso, temos outras oportunidades interessantes que podem contribuir para o desenvolvimento econômico, tanto aqui quanto em nossa região. Estamos ansiosos por essa colaboração e pelas possibilidades que ela trará”, declarou Jochen Schulte.

Além de projetos de hidrogênio verde, foram abordadas possibilidades de colaboração em áreas como infraestrutura industrial, inovação tecnológica e desenvolvimento de soluções sustentáveis para o crescimento econômico regional. Carlos Prado destacou a relevância da parceria com a Alemanha, reconhecida por seu pioneirismo na área de tecnologia e industrialização, e expressou confiança de que o intercâmbio de conhecimento e expertise entre os dois países contribuirá significativamente para o fortalecimento das cadeias produtivas locais.

O encontro também contou com uma apresentação do gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, e do consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, que abordou os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do hidrogênio verde no Ceará, reforçando o potencial estratégico da região nesse campo emergente.

Ainda durante a reunião, três empresas associadas ao Sindienergia fizeram breves apresentações à comitiva alemã: B&Q, Ceneged e 3E Soluções. Também estiveram presentes representantes das empresas Mareal Engenharia e Sunplena.

Ao final, o vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, agradeceu novamente a presença de todos e colocou a FIEC à disposição para futuras colaborações. "Esta visita representa um passo inicial muito importante. Além da colaboração em projetos energéticos, acredito que o turismo também pode desempenhar um papel fundamental no fortalecimento dos nossos laços. Estamos confiantes de que, juntos, construiremos um futuro de sucesso. Contem com o apoio da FIEC", concluiu Prado.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright