Presidente da FIEC acompanha palestra do economista Eduardo Giannetti na 16ª edição do Sinergia, realizado pela AECIPP
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, participou nesta terça-feira (17/09), da 16ª edição do evento Sinergia, realizado pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), e que contou com palestra do economista, professor e escritor Eduardo Giannetti sob o tema "Perspectivas da economia: entendendo cenários para tomada de decisões estratégicas".
A programação aconteceu no Hotel Vila Galé Cumbuco, no município de Caucaia, e reuniu lideranças empresariais para fomentar discussões que fortaleçam o desenvolvimento sustentável do setor industrial diante do cenário de constantes mudanças e desafios.
"É muito relevante estarmos em iniciativas como essa, pois precisamos cada vez mais ouvir as pessoas, para melhor compreender o momento em que vivemos e discutir o que precisamos fazer juntos para avançarmos nas nossas ações. Por isso parabenizo a AECIPP, na pessoa do Presidente Eduardo, pela iniciativa de promover esse compartilhamento de conhecimentos e troca de ideias. Vamos seguir de mãos dadas para garantir investimentos e crescimento econômico para o Ceará", afirmou Ricardo Cavalcante.
Estiveram presentes no encontro o Presidente da AECIPP, Eduardo Amaral; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; o Ex-Presidente da FIEC, Fernando Cirino Gurgel; o Diretor da FIEC e Líder do Fórum de Inovação da AECIPP, André Siqueira; o Vice-Presidente da AECIPP, o 1º Vice-Presidente da AECIPP, Carlos Maia; o 2º Vice-Presidente da AECIPP, Ian Corrêa; o 1º Secretário da AECIPP, Fausto Tavares; o 2º Secretário da AECIPP, Marcus Albuquerque; o Líder do Fórum de Logística da AECIPP, Carlos Alberto; a Líder do Fórum de Desenvolvimento de Fornecedores da AECIPP, Dalila Valério; e o Líder do Fórum de Meio Ambiente da AECIPP, Ricardo Araújo.
Em sua fala, Eduardo Amaral enfatizou que o evento da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém já se consolidou como um ponto de encontro e fortalecimento de laços entre as empresas. Ele também aproveitou o momento para agradecer ao Presidente da FIEC por sempre estar no suporte das principais atividades que envolvem o Pecém. "Agradeço o amigo Ricardo Cavalcante, um grande apoiador nosso que está sempre nos auxiliando com toda a infraestrutura da Federação das Indústrias", disse.
"O Sinergia é muito mais do que um evento de networking. É uma plataforma para gerar conexões verdadeiras e construir pontes para o nosso futuro. A nossa missão é fortalecer os negócios locais, explorar novas oportunidades e atrair mais empresas para se juntarem ao Complexo do Pecém e à AECIPP. Hoje nós somos 90 empresas-âncoras que promovem o desenvolvimento daquela região. Hoje damos mais um passo de integração e inovação para seguir com esse crescimento", complementou Eduardo.
Durante a sua palestra, Eduardo Giannetti compartilhou com as lideranças industriais presentes uma série de informações e análises que teve por fim traçar os contextos econômicos, em âmbitos mundial e nacional, e refletir sobre os caminhos a serem tomados pelo setor produtivo nos próximos anos.
"O mais legal aqui é a gente poder conversar. Dividi a minha fala em três etapas: falar um pouco do cenário internacional naquilo que ele tem de mais relevante para a economia brasileira; em segundo lugar, abordei os rumos do Brasil, onde é que nós estamos hoje e buscar realisticamente compreender o atual momento da economia brasileira; e, por fim, falar das oportunidades e desafios colocados a curto, médio e longo prazo", detalhou Giannetti.
Ao falar especificamente do processo atual de implementação da produção de hidrogênio verde em território cearense, o economista enfatizou as vantagens competitivas do estado que tem atraído grandes empresas internacionais da área de energias renováveis. "A transição energética é um tema estratégico e o Ceará está especialmente bem colocado para ter um protagonismo de primeira ordem", afirmou o palestrante.
Fotos: José Sobrinho