FIEC, por meio do SENAI, participa de aula inaugural do 2º ciclo do projeto HTEC
Na manhã desta segunda-feira, 16/09, ocorreu a aula inaugural para formação de multiplicadores do 2º ciclo do HTEC - projeto que é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da FUNCAP, um órgão vinculado a SECITECE, e visa a qualificação da mão de obra local para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor de energias renováveis. A formação é realizada pelo Instituto Centec, em parceria com diversas instituições do estado, como IFCE, UFC, UECE, Unilab, FIEC e SENAI.
Em seu discurso de boas-vindas, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, que representou a FIEC, reforçou a relevância do projeto e destacou a importância do trabalho em rede, entre as instituições do ensino do Estado do Ceará: “Gostaria de parabenizar o Governador Elmano de Freitas, pela visão estratégica e pioneira de promover a qualificação profissional na área de energias renováveis. Um projeto como este é importante, não só para o estado do Ceará, mas para o Brasil como um todo. Nós, da FIEC, em nome do nosso Presidente Ricardo Cavalcante, estamos orgulhosos em contribuir com a qualificação destes profissionais, em parceria com grandes instituições de ensino do Ceará.”, disse.
O primeiro ciclo do projeto foi concluído no último dia 13/09, com a formação de 525 multiplicadores. A especialização lato sensu em energias renováveis conta com uma carga horária de 360h, com disciplinas teóricas e práticas sobre diversos assuntos dos quais se destacam energia eólica, solar, hidrogênio verde, segurança do trabalho e distribuição de energia.
Neste segundo ciclo, até dezembro de 2024, serão formados 499 alunos e todas as aulas práticas serão realizadas nos laboratórios do SENAI Barra do Ceará, Juazeiro e Sobral.
O Governador Elmano de Freitas finalizou agradecendo a participação das instituições de ensino que fazem parte do projeto e ressaltou a oportunidade da Transição Energética, cujo Ceará se destaca mundialmente com seu potencial para produção de hidrogênio verde, atraindo milhares de investimentos e oportunidades para o povo cearense.