Com apoio do IEL Ceará, soluções inovadoras são apresentadas às empresas durante a Expo Ceará Química 2024
A sétima edição da Expo Ceará Química chegou ao fim na última sexta-feira (13/09), no hotel Gran Mareiro, em Fortaleza, superando todas as expectativas. Um dos destaques da programação foi a apresentação de estudos e soluções inovadoras desenvolvidas nas universidades cearenses voltadas ao setor químico, selecionadas com o apoio do Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará). O momento foi conduzido pelo especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga. O objetivo era gerar conexões, impulsionar negócios e promover a inovação.
Foram apresentadas seis inovações: 4WBiotech, startup que trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras em dermofitocosméticos, apresentado pela dra Lilian Fechine; Pomada cicatrizante à base de Jucá, apresentado pela professora dra Ana Maria Assrey; Sérum facial clareador e antiacne, apresentado pela dra Erika Sabóia; Uso da Pitaya na prevenção e tratamento da ansiedade, da dra Sandra Machado Lira; Formulação contendo Isopulegol encapsulado em ciclodextrina como cosmético anti-inflamatório, com a doutoranda Renata Torres Pessoa; e Extrato Etanólico das folhas de boudichia virgiliodes complexado, com o mestre Eduardo dos Santos Silva.
Além dessas apresentações, a programação do segundo dia contou também com palestras e um talk show mediado pelo jornalista Eliomar de Lima com Paulo César Gurgel, presidente do Sindiquímica e diretor fundador do grupo Alyne Cosméticos, e Aldo Quintino Ferreira, CEO da Isoquímica Industrial e diretor do Sindiquímica. Eles falaram sobre os desafios de empreender no setor. Encerrando o evento, Prymaxx e Fenox realizaram um sorteio de equipamentos.
A Expo Ceará Química é considerada uma das maiores exposições do setor nas regiões Norte e Nordeste. Durante os dois dias de evento, cerca de 1.300 pessoas visitaram a exposição, entre empresários, fornecedores, acadêmicos, especialistas e lideranças dos segmentos envolvidos. Realizada pelo Sindquímica, em parceria com a FIEC e o Sebrae, a feira contou com 33 estandes de expositores voltados para o segmento de cosméticos e saneantes. O evento também teve a participação de palestrantes nacionais e a presença de startups.
No próximo ano, a oitava Expo Química já tem data definida: 10 e 11 de setembro, no mesmo local.