IEL Ceará entrega Prêmio IEL de Talentos 2024 em cerimônia na Casa da Indústria
Na noite desta quinta-feira (12/09), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou a cerimônia de entrega do Prêmio IEL de Talentos, na Casa da Indústria. Foram premiados 17 vencedores, entre estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino. A premiação é uma maneira de reconhecer a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho e valorizar a qualificação dos talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas.
Representando o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, abriu o evento com um discurso em que destacou a relevância do Prêmio como forma de valorizar e reter talentos. “Vejo nesta iniciativa do IEL uma oportunidade imensa de mostrarmos à sociedade que o Sistema FIEC, por meio de suas Casas - SESI, SENAI e IEL, não só desenvolve ações e programas que contribuem para a formação e qualificação das pessoas, mas também apoia o desenvolvimento de todo o seu potencial e investe na valorização dos talentos que transformam bons projetos em negócios inovadores, contribuindo para o progresso do nosso Estado”, afirmou.
A Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, enalteceu o trabalho do time IEL pelo trabalho que culminou com a realização da cerimônia e parabenizou todos os finalistas e agraciados, frisando que o Instituto está de portas abertas para todos que buscam apoio e soluções para se desenvolver e inovar. Ela anunciou que a etapa nacional do Prêmio será realizada em Fortaleza, em novembro, e disse estar na torcida para que os premiados da noite representem novamente o Ceará na grande premiação nacional, já que em todas as 21 edições do prêmio o Ceará sempre esteve nas finais.
“É muito bom estar aqui, mais um ano, realizando essa premiação. Já são 21 edições e é com muito orgulho e satisfação que chegamos aqui, reconhecendo essas pessoas, empresas e toda essa transformação, que certamente foi impulsionada pelo IEL de alguma forma. Quero agradecer ao time IEL, em especial ao Marcelo Sobreira, que é quem está à frente desse trabalho, mas todo o time está de parabéns pelos resultados que o nosso IEL tem alcançado no Estado do Ceará, com uma repercussão nacional. É um prazer e uma satisfação celebrar os nossos estagiários”, declarou.
Acompanhada do Diretor Administrativo da FIEC, a Superintendente do IEL fez a entrega dos troféus e certificados agraciados com o Prêmio IEL de Talentos 2024. O evento foi marcado por depoimentos emocionados inspiradores, refletindo a transformação que essas iniciativas proporcionam tanto para os jovens quanto para o mercado.
Na categoria Inova Talentos, o primeiro lugar foi para o artigo "Impacto do Agroamigo na qualidade de vida das famílias beneficiadas", realizado por Maria Renata Bezerra Melo, José Maria da Cunha Júnior e Alysson Inácio de Oliveira, representando o Banco do Nordeste. Maria Renata celebrou a vitória dizendo: “Queremos agradecer ao Bando do Norte e ao IEL pela oportunidade e incentivo. O Agroamigo vem transformando as vidas das pessoas beneficiadas e estudar os seus impactos é uma grande satisfação. É a prova de que a inovação pode melhorar vidas.”
Na categoria Estagiário Inovador - Sistema Indústria, o destaque foi para David Peter Paulo Marques, com o projeto "Autoeftec - Automação de baixo custo aplicado à eficiência energética", pelo SENAI/CE. Emocionado, David afirmou: “A eficiência energética é essencial para a sustentabilidade. Poder aplicar isso com soluções de baixo custo foi um grande desafio e esse prêmio reconhece todo o esforço da equipe.”
Já na categoria Estagiário Inovador, Letícia Façanha de Carvalho, com o projeto "Auxílio da Inteligência Artificial na Construção Civil para a Geração de Relatórios", representando a TPF Engenharia, conquistou o primeiro lugar. “É muito engrandecedor estar aqui mostrando todo o conhecimento que a gente adquiriu no dia a dia. Trazer a inteligência artificial para a construção civil foi um desafio, mas ver o impacto positivo nos processos me faz acreditar ainda mais no poder da inovação”, disse Letícia.
Além dos estudantes, empresas inovadoras também foram homenageadas. Na categoria Média Empresa Inovadora, o primeiro lugar foi para a Amêndoas do Brasil, seguida pela Mallory. Já na categoria Grande Empresa Inovadora, a Grendene levou o prêmio principal.
“O nosso DNA, enquanto empresa, é de ensinar, aprender e principalmente valorizar todos os talentos que recebemos. Nós não falamos em reter talentos, falamos em fidelizar, porque reconhecemos, valorizamos, capacitamos e ficamos com essas pessoas para nós. Agradeço ao IEL por estar nos reconhecendo por esse diferencial. A mensagem que deixo é que aproveitem os estagiários, escutem os estagiários, porque é impressionante o poder que eles têm de transformar as organizações”, afirmou Sandra Oliveira, gerente de Recursos Humanos da Amêndoas do Brasil.
Para a categoria Instituição de Ensino Superior Inovadora, a Universidade de Fortaleza (Unifor) ficou com o primeiro lugar, enquanto a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Unichristus ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente. “É um compromisso que nós temos em contar boas histórias de conexão com o mercado, histórias de muito trabalho. Agradeço à equipe da Central de Carreiras e Egressos e a todos os professores nessa conexão”, declarou Carolina Quixadá, coordenadora da Central de Carreiras e Egressos da Unifor.
Os bolsistas e estagiários que ficaram em primeiro lugar em suas categorias ganharam um tablet, cada um. Os segundos lugares ganharam uma Alexa e os terceiros smartwatches. Os estagiários agraciados também foram presenteados com uma bolsa integral para um dos cursos do IEL, à escolha do premiado.
Os primeiros colocados nas categorias Inova Talentos e Estágio concorrem, em nível nacional, com os primeiros lugares dos outros Regionais. Serão selecionados somente três finalistas de cada categoria para a etapa nacional. Os finalistas nacionais serão revelados posteriormente pelo IEL Nacional.
Confira os vencedores da etapa regional do Ceará do Prêmio IEL de Talentos 2024:
CATEGORIA INOVA TALENTOS
Artigo inovador
1º lugar - Artigo “Impacto do Agroamigo na qualidade de vida das famílias beneficiadas”, de Maria Renata Bezerra Melo, José Maria da Cunha Júnior e Alysson Inácio de Oliveira - Banco do Nordeste
2º lugar - Artigo “Programa PEP ++ e inovação em saúde”, de Thais de Sousa Leite, Askânio Batista Teixeira e Aymée Medeiros da Rocha - NHR Brasil
3º lugar - Artigo “Microcrédito e agricultura familiar”, de José Maria Cunha Júnior, Maria Renata Bezerra Melo e Mateus Freitas de Vasconcelos - Banco do Nordeste
CATEGORIA ESTAGIÁRIO INOVADOR - SISTEMA INDÚSTRIA
1º lugar - David Peter Paulo Marques, com o projeto “Autoeftec - Automação de baixo custo aplicado à eficiência energética” - SENAI/CE
2º lugar - Caio Batista Mota, com o projeto “Myponto” - Meu ponto na palma da mão - SENAI/CE
CATEGORIA: ESTAGIÁRIO INOVADOR
1º lugar - Letícia Façanha de Carvalho, com o projeto “Auxílio da Inteligência Artificial na Construção Civil para a Geração de Relatórios” - TPF Engenharia
2º lugar - Mariana Alves Ramos, com o projeto “Automatização do controle de informação documentada” - TPF Engenharia
CATEGORIA: MÉDIA EMPRESA INOVADORA
1º lugar - Amêndoas do Brasil
2º lugar - Mallory
CATEGORIA: GRANDE EMPRESA INOVADORA
1º lugar - Grendene
CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR INOVADORA
1º lugar - Universidade de Fortaleza (Unifor)
2º lugar - Universidade Federal do Ceará (UFC)
3º lugar - Unichristus