Expo Ceará Química 2024 tem início em Fortaleza, consolidando força da indústria química cearense
A 7ª edição da Expo Ceará Química teve início nesta quinta-feira (12/09), em Fortaleza, reunindo mais de 30 expositores dos segmentos de cosméticos, saneantes e derivados, e se consolidando como um dos principais da área no Norte e Nordeste do país. Liderada pelo Presidente do Sindicatos das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica-CE), Paulo Gurgel, e com a presença do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, a cerimônia de abertura da programação contou com a participação de empresários do setor, autoridades e acadêmicos.
Estiveram presentes na solenidade o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; o Diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares; o Coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Adriano Borges; o Pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro; a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Joélia Marques; a Diretora de Empreendedorismo, Inovação e Negócios do Nutec, Iêda Montenegro; e o Presidente do Sindicato de Cosméticos da Bahia, Raul Menezes.
“O Sindiquímica é importantíssimo para a indústria cearense. É um sindicato que tem abrangência muito grande, trabalha com diversos setores, e isso faz com que seja uma potência não só para a FIEC, como para economia do Estado. Ficamos muito felizes de ver que a indústria, ao fazer essas feiras, está se incrementando, mostrando sua pujança e mostrando que o empresariado está unido”, destacou Ricardo Cavalcante.
Diante das perspectivas de investimentos na economia cearense nos próximos anos, o Presidente da FIEC salientou, ainda, a necessidade de incentivar a qualificação profissional em todos os setores da indústria. “Tem muita coisa chegando no Ceará e precisamos dar uma resposta, que vai ser exatamente a qualificação de pessoas para os empregos que estão vindo. Só na transformação energética, iremos precisar de mais de 50 mil pessoas. Precisaremos estar de mãos dadas com as universidades, as escolas e os governos para que possamos fazer essa entrega”, acrescentou.
Paulo Gurgel, Presidente do Sindquímica-CE, afirmou que a Expo Ceará Química passa por um momento de expansão, atraindo mais parceiros, expositores e visitantes. O êxito do evento representa o papel central do segmento na indústria local.
“A Expo Ceará Química é parada obrigatória para todos aqueles que fazem parte da nossa área, sobretudo os que atuam nas cadeias de fornecimento de cosméticos e saneantes. Hoje o setor químico é um dos mais importantes da indústria no Ceará, ocupando a segunda colocação no ranking do Estado. Nos últimos anos, vimos nosso Polo de Guaiuba continuar a se desenvolver, com negócios crescendo e outros em operação e franca evolução no empreendimento. Além disso, a partir da necessidade do setor, demos início a um novo projeto, desta vez multissetorial, que é o Polo Industrial de Maranguape”, disse Gurgel.
O evento segue esta sexta-feira (13), no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro. O segundo dia de programação incluirá, além das exposições comerciais, palestras de Eduardo Gomes de Matos, Sócio-fundador e Chairman da Gomes de Matos Consultores Associados; do Major Arivando Soares de Moraes Rocha, falando da Obtenção de Certificado de Registro de Produtos Químicos Controlados pelo Exército Brasileiro; além da apresentação “A Trajetória do Grupo Alyne Cosméticos e da Isoquímica Industrial no enfrentamento dos desafios de empreender”, que terá à frente Paulo Gurgel e Aldo Quintino Ferreira, CEO da Isoquímica Industrial e Diretor do Sindquímica.
A Expo Ceará Química 2024 conta com o patrocínio do SESI, da FIEC, da Fenox Sistemas de Misturas, da Prymaxx Sistemas de Envases, da Vollmens, além do apoio do Sebrae, da ABIPLA e do IEL-CE, com o seu HUB de Inovação, que está auxiliando na condução da seleção de soluções inovadoras para o evento. A promoção é do Instituto Orbitar.
Reunião do Cointec
A abertura da Expo Ceará Química 2024 foi seguida pela 1ª reunião do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC de 2024. O encontro, comandado pelo Presidente do Cointec e Diretor da FIEC, Marcos Soares, reuniu representantes das mais de 40 instituições que compõem o conselho. Durante o momento, foram apresentados objetivos, missão e os respectivos membros do Cointec, assim como os temas debatidos pelo grupo ao longo de 2023.
Fotos: Laura Guerreiro/FIEC