FIEC recebe visita de benchmarking de comitiva da FIERN
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta quarta-feira (11/09) uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) para compartilhar experiências exitosas e estratégias de gestão. O grupo foi recebido pela Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes, que apresentou como o Ceará vem obtendo resultados de destaque em âmbito nacional a partir de um modelo de atuação focado em soluções inovadoras e alinhado às tendências e necessidades do mercado.
Ela também apresentou outras duas áreas do Sistema FIEC que estão sob sua liderança: o Núcleo de Expansão Industrial (Nexi), com seu modelo de atuação focado em ações estratégicas voltadas ao atendimento das demandas sindicais, no fortalecimento do associativismo e no gerenciamento de convênios e parcerias, em especial com o Sebrae; e a Transformação Digital. Para Dana Nunes, a visita teve especial importância porque ofereceu a oportunidade de estreitar laços com a FIERN e apresentar as principais ações que a FIEC e o IEL, em particular, estão desenvolvendo em benefício das indústrias cearenses. “Com uma rede forte, todos nós nos fortalecemos”, sublinhou.
A comitiva potiguar é formada por Janaíze Revoredo, Coordenadora Corporativa de Serviços Compartilhados da FIERN; Pedro Albuquerque, Assessor Técnico do Observatório da Indústria do Rio Grande do Norte; e Juan Saavedra, Superintendente do IEL Rio Grande do Norte.
Para Juan Saavedra, a visita técnica é extremamente estratégica para o Rio Grande do Norte neste momento de reestruturação interna e reposicionamento da FIERN sob a gestão do Presidente Roberto Serquiz, que assumiu o cargo em outubro do ano passado.
“O IEL RN, não diferente das outras Casas, tem se reposicionado, fazendo investimentos em tecnologia, realizando benchmarking para entender como os outros regionais estão atuando e avaliar o que está dando certo para adaptarmos à realidade do nosso Estado. O Ceará é referência para a gente no pilar de Educação Executiva com uma experiência que, a meu ver, deveria ser replicada para toda a rede. Mas, a gente observa que o Ceará vai muito além, desenvolvendo programas que contribuem para o desenvolvimento profissional dos alunos das Escolas SESI SENAI, atuando como ICT, abraçando a inovação. Certamente, toda essa experiência irá contribuir bastante com a nossa”, destacou o Superintendente.
Pedro Albuquerque explicou que o Observatório da Indústria do RN está ligado à Unidade de Desenvolvimento Industrial e possui uma atuação muito voltada ao fortalecimento sindical. “Estar aqui nessa missão é muito importante para o Observatório visto que a gente está num momento de transição para uma atuação que consiga cada vez mais se aproximar e responder às demandas sindicais. Tudo que eu vi aqui, toda a atuação da FIEC através do Nexi, eu percebi que tem muita conexão com as expectativas do Presidente Roberto para as entregas do nosso Observatório. Portanto, foi extremamente enriquecedor conhecer de perto como o Ceará tem avançado em sua articulação sindical e no desenvolvimento de projetos que impactam diretamente o setor produtivo", afirmou o Assessor.
Entender como funciona a parceria da FIEC com o Sebrae, que é destaque nacional, era o objetivo da Coordenadora Corporativa da FIERN. Segundo ela, atualmente o Estado possui 30 sindicatos patronais vinculados à Federação e a ideia é ampliar a base sindical por meio de novos projetos com a parceria do Sebrae.
“A nossa intenção é beber dessa fonte do Ceará, que desenvolve uma parceria com o Sebrae com muita maturidade e replicar esse modelo, ampliando aquilo que a gente já tem e levando a parceria para dentro do arcabouço do projeto de Meritocracia Sindical. O objetivo é levar mais intensivamente as soluções do IEL, SESI, SENAI, com essa visão de futuro que o Observatório traz para a gente enquanto Federação, para a indústria sindicalizada e trazer para perto da gente aquela indústria que ainda não consegue nos enxergar”, justificou.
A programação da comitiva contou ainda com uma apresentação do Núcleo ESG da FIEC, realizada pela sua coordenadora, Alcileia Farias. "Acredito que esse é um momento importante para que a FIERN também conheça como a gente estruturou toda a área corporativa de gerência de ESG no corpo da FIEC.. O Núcleo ESG-FIEC é uma unidade hoje estabelecida e nós já estamos atuando como mentores e propagadores desse modelo junto a outras federações. As federações de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e do Mato Grosso (FIEMT) são hoje atendidas por nós. Esperamos que possamos contribuir como modelo para aplicar essa cultura também no Rio Grande do Norte", afirmou a coordenadora.
A visita prossegue até amanhã, quando o grupo irá conhecer o Observatório da Indústria da FIEC.