Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético
Teve início, nesta quarta-feira (11/09), o Proenergia Summit 2024, um dos principais eventos no país do setor energético, que chega à sexta edição neste ano. Realizada no Centro de Eventos do Ceará, a cerimônia de abertura das atividades contou com a participação de autoridades e empresários, entre eles o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), Luis Carlos Queiroz; e o Governador do Estado, Elmano de Freitas.
Com o tema “O Mundo da Energia acontece aqui”, o Proenergia Summit 2024 reunirá, em dois dias de programação, grandes players para discutir as oportunidades e os desafios da transição energética e do mercado de energia no Brasil. O evento é promovido pelo Sindienergia-CE, em parceria com a FIEC e o Sebrae, e com apoio do Governo do Estado.
A solenidade de abertura também teve as presenças do Ex-presidente da Petrobras e Conselheiro do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates; o Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio; a Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Relações Internacionais do Estado, Roseane Medeiros; o Secretário Executivo de Planejamento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, George Dantas; o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; o Pró-reitor de Graduação do ITA, André Valdetaro Cavalieri; o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente Estadual do BNB, Eliane Brasil; o Presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique Araújo Franklin; o Presidente da Enel no Ceará, José Nunes; o Presidente do Complexo Industrial do Porto do Pecém, Hugo Figueiredo; o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Servtec, Lauro Fiuza; e o Presidente da Qair, Armando Abreu.
“O Sindienergia é um dos maiores sindicatos da FIEC e tem uma classe industrial muito preparada. O Proenergia está aqui mostrando a força da energia e da transformação energética que está acontecendo no mundo e vai começar pelo Ceará”, destacou Ricardo Cavalcante, durante a abertura do Summit, parabenizando o Presidente e a Diretoria do Sindienergia pela iniciativa.
O Presidente da FIEC enfatizou, ainda, o importante papel do evento para fomentar discussões sobre energias renováveis, hidrogênio verde, políticas públicas para o setor e o potencial de investimentos em energia no Brasil.
“Se quisermos aproveitar as oportunidades que estão sendo geradas com a transição energética em curso, precisamos estar preparados. O evento é uma oportunidade ímpar para atualizar conceitos e ampliar nosso conhecimento sobre tudo o que há de novo no universo da energia”, acrescentou.
Comemorando a trajetória bem-sucedida do evento ao longo de seis edições, Luis Carlos Queiroz ressaltou a parceria entre setor privado, poder público e academia para impulsionar o desenvolvimento da indústria de energia no Estado.
Ainda segundo o Presidente do Sindienergia, como protagonista no cenário mundial da transição energética, o Ceará também deve assumir a liderança nos debates sobre o tema. “A transição energética é uma pauta urgente e um caminho sem volta. Então, nada melhor do que reverenciar o Ceará, colocando nosso Estado no centro desse debate, dado nosso histórico de vanguarda em energia renováveis. O mundo da energia acontece aqui e não é por acaso”, afirmou Queiroz.
Assim como nas outras edições, a abertura do evento foi marcada pela entrega do Troféu Jurandir Picanço, que, neste ano, homenageou o Ministro da Educação, Camilo Santana, por sua contribuição para o setor de energia, a partir de iniciativas como a implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.
Camilo foi representado na cerimônia por Elmano de Freitas, que fez a leitura de uma carta de agradecimento escrita pelo Ministro.
“Expresso a honra de ser contemplado com o Troféu Jurandir Picanço, que reflete a harmonia e a colaboração entre os setores governamental, industrial e acadêmico. Este reconhecimento sublinha a grande importância da cooperação intersetorial para o progresso e inovação contínua no âmbito energético. A nomeação ao prêmio é um testemunho do compromisso público com a excelência e o desenvolvimento sustentável. A vanguarda da produção de hidrogênio inaugurou uma nova fase para a economia local e nacional e sou imensamente grato por ter tido a oportunidade de desempenhar um papel nessa transformação significativa”, afirmou Camilo Santana.
Já Elmano de Freitas ressaltou que o Ceará tem se tornado um polo estratégico para o desenvolvimento energético do país e que o Proenergia Summit é uma oportunidade de reunir os principais atores da área. “Este evento não poderia acontecer em um momento mais oportuno. Estamos diante de uma janela histórica, onde os investimentos em energias renováveis estão em ascensão e a transição para a economia de menos carbono é uma prioridade global. O Proenergia é o palco ideal para discutirmos as oportunidades, as soluções e as parcerias que precisamos fomentar para transformar nosso potencial em realidade”.
O Proenergia Summit segue até esta quinta-feira (12/09), com palestras, rodadas de negócios, exposições comerciais e mais atrações na programação. Em parceria com o Sebrae, a FIEC está presente com um stand no evento, onde são divulgados os serviços das Casas da Indústria, assim como as soluções do Sebrae para empresas do setor de energia. No espaço, os visitantes poderão conhecer, entre outras iniciativas, o Polo de Energias Renováveis do Sebrae no Rio Grande do Norte, voltado para pesquisa e desenvolvimento de metodologias com foco em empreendimentos do segmento fotovoltaico.
O Museu da Indústria também participa desta edição, com exposição sobre os principais marcos da história da energia no Ceará.