Reunião de Associados do Sindpan destaca realização da Feira Rede Pão e apresenta novas ações para o setor
O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan) realizou, nesta terça-feira (10/09), na Casa da Indústria, a 3ª Reunião de Associados de 2024. Entre as pautas discutidas, destacaram-se os preparativos para a 9ª edição da Feira Rede Pão, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
"A Feira Rede Pão cresceu muito em 2024. Teremos 21 estandes e 15 grandes empresas de maquinários, moinhos e insumos. Esta será a maior edição que já realizamos. A participação dos nossos associados é fundamental para fazermos um evento cheio de oportunidades, negócios e transformações para o nosso setor", afirmou o presidente do Sindpan, Alex Martins.
A diretoria do sindicato apresentou aos associados a programação da feira, que é a maior do Nordeste no segmento de panificação. O evento oferecerá momentos de networking, exposição de novos produtos, palestras e discussões sobre inovação, tecnologias e as últimas tendências do mercado.
Alex Martins também destacou que o lançamento oficial da campanha "Natal de Primeira é na Padaria" ocorrerá durante a Feira Rede Pão. "Nossa campanha de Natal de 2024 será a maior de todas já desenvolvidas para o setor. Prevemos a adesão de 80 a 100 padarias, com sucesso de público e vendas para as padarias associadas ao Sindpan", projetou o dirigente.
A ação alusiva às comemorações natalinas ocorrerá entre 21 de outubro de 2024 e 4 de janeiro de 2025. A cada R$ 25,00 em compras nas padarias parceiras, o cliente ganhará um cupom para concorrer a prêmios como uma moto CG 160, um iPhone 14 e três televisões. O sorteio será realizado no dia 16 de janeiro.
Participação na FIPAN 2024
Outro tema em destaque na reunião foi a participação de mais de 60 empresários associados ao Sindpan na edição de 2024 da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business (FIPAN), realizada entre os dias 23 e 26 de julho em São Paulo. A FIPAN é uma das maiores feiras do setor na América Latina, atraindo mais de 55 mil profissionais de todo o mundo.
"As negociações foram muito boas nesta feira de alcance internacional, com compras de maquinário importantes para aumentar a produtividade nas panificadoras do Ceará", complementou Alex.
Projeto Padoca
O Sindpan anunciou como novidade a criação da Padoca, uma padaria que funcionará dentro do prédio-sede da FIEC. A proposta é operar uma pequena unidade panificadora que atenderá o público da Federação, com equipamentos que permitirão a produção de pães e outros produtos no local.
"O projeto já foi aprovado pelo presidente Ricardo Cavalcante, que sempre se posiciona como um grande incentivador do nosso setor. Estamos agora nos trâmites de orçamento, mas já é uma realidade. A ideia é fazer um rodízio entre panificadoras à frente da Padoca, com um novo associado a cada seis meses apresentando seus produtos na FIEC, ampliando sua atuação e conquistando novos clientes", explicou Martins.
Outros assuntos
O Sindpan reforçou aos panificadores presentes que está trabalhando na elaboração de uma proposta de adequações na legislação para que o setor tenha um Regime Especial do ICMS (forma diferenciada de tratamento tributário) voltado para os empresários da panificação.
"Estamos desenvolvendo uma proposta de Regime Especial para o setor, pois a legislação está desatualizada. Desde 2003, padarias são vistas apenas como estabelecimentos que vendem pão, bolo e biscoito. Hoje, o modelo de padaria mudou, e queremos atualizá-lo em parceria com a SEFAZ, para que o setor seja onerado de forma justa", detalhou o presidente.
A diretoria do Sindpan também apresentou registros da solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza, na qual o presidente Alex Martins foi condecorado com a Medalha Edson Queiroz, no último dia 21 de agosto. Na mesma sessão solene, foram homenageados associados do Sindpan pela comemoração ao Dia do Panificador.
Na parte final do encontro, a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) apresentou aos presentes o Selo Verde, ação voltada a reconhecer empreendimentos que utilizam gás natural como alternativa de uso de uma energia mais limpa, inovadora e eficiente. Parceira do sindicato, a Cegás tirou dúvidas de panificadores sobre as vantagens dessa medida sustentável.