SENAI, Grupo Mulheres do Brasil e CEU encerram turmas do curso de Fabricação de Pizzas
Em uma iniciativa que traz a união entre instituições dedicadas à questão social e profissional, duas turmas do curso de Fabricação de Pizzas foram concluídas em uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Grupo Mulheres do Brasil e o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na última segunda-feira, 02/09.
Os cursos são ofertados gratuitamente pelo SENAI e fazem parte do programa Parceriza, além de contar com o apoio de ONGs e indústrias. Essas oportunidades são uma iniciativa do SENAI e da Federação das Indústrias do Ceará que tem como objetivo capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo a elas a chance de adquirir novas habilidades e assim reingressar ao mercado de trabalho ou empreender.
A Escola SENAI Maracanaú foi a executora dos cursos e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento das turmas. A coordenadora pedagógica do SENAI Maracanaú, Rafaela Canuto, expressou sua satisfação com os resultados: "Estou muito feliz em concluir essa turma do curso de fabricação de pizzas. Foram duas turmas, manhã e tarde, e fico muito contente em ouvir os relatos dos alunos que conseguiram começar e concluir o curso e já estão empreendendo vendendo pizzas em suas casas."
Essa parceria reuniu instituições comprometidas com o desenvolvimento social, como o Grupo Mulheres do Brasil e o CEU, que acolhe diversas instituições, como Lumen, Doroteias, Caminho e Fazenda da Esperança. Além disso, conta com o apoio das indústrias M. Dias Branco e Grande Moinho Cearense, assim como o apoio do Sindpan na divulgação de vagas de empregos e orientação quanto ao mercado panaderil.
Luciana Ximenes, representante do Grande Moinho Cearense, destacou o papel fundamental que o setor ofereceu em relação aos recursos: "Para a gente do Grande Moinho Cearense, é muito especial participar do encerramento desses cursos. Toda a farinha utilizada foi doada por nós, e sabemos da importância de capacitar profissionais que sustentarão o mercado de farinha, seja trabalhando em empresas ou empreendendo em casa."
O encerramento das turmas de Fabricação de Pizzas celebra o sucesso dos alunos e reforça a importância da colaboração entre o setor privado e o setor social, agindo na criação de oportunidades para aqueles que mais necessitam. Os participantes do curso receberam treinamento prático e teórico, sendo capacitados para atuar na área de panificação e confeitaria, com foco na produção de pizzas. Ao concluir o curso, os formandos estão prontos para buscar oportunidades de emprego no setor alimentício ou iniciar seus próprios negócios, gerando renda e conquistando autonomia financeira.
Haroldo Araújo, diretor do Sindpan, ressaltou a relevância da formação para o mercado local: "O SENAI tem sido um grande formador de cozinheiros, pizzaiolos e profissionais de toda a área de gastronomia. Cada curso ajuda a minimizar a falta de mão de obra especializada na cidade, e é vital despertar nas pessoas a vontade de se tornarem pizzaiolos."
No momento também foram compartilhadas histórias dos estudantes. Monique da Silva, uma das alunas do curso, compartilhou sua experiência e os desafios enfrentados até o surgimento da oportunidade de fazer parte do curso: "Sou uma pessoa que passou por várias situações na vida, sofro com a dicção, mas graças a Deus estou me recuperando e estou muito feliz por estar aqui, participando desse evento, participando desse momento, porque é a primeira vez que eu começo e termino algo na minha vida. Nunca fui de começar e concluir, e para mim isso é uma vitória, para uma pessoa que era da rua e que hoje está aqui. Com certeza não tem preço que pague."
Em um momento crucial para muitas mulheres em processo de reintegração social, a coordenadora regional do Nordeste das Fazendas da Esperança, Ana Lúcia Duarte, compartilha seus pontos de vista sobre o impacto positivo do curso concluído. Segundo ela, a iniciativa tem sido fundamental para a motivação das participantes, pois com essa experiência, as estudantes sairão com certificado ao melhorar a autoestima e os seus sonhos.
"Minha experiência se concentra em incentivar as mulheres que estão prestes a concluir o ano com esse trabalho de ressocialização. A ajuda que recebemos chegou em um momento oportuno. Com este curso, elas não só saem com um certificado, mas também com uma autoestima renovada e novos sonhos. A realidade é que muitas mulheres frequentemente se sentem sem voz e sem vez na sociedade. Iniciativas como essa mostram que existe a possibilidade de reingresso no mercado de trabalho”, afirmou Ana Lúcia.
Complementando, Marcos Brito, da Diretoria do CEU, ressaltou a importância da divulgação e da empregabilidade: "É uma alegria ver mais um curso concluído em parceria com Mulheres do Brasil e SENAI. A empregabilidade e a dignidade proporcionadas a essas mulheres, muitas delas mães de família, são resultados que nos enchem de orgulho."
A parceria entre o SENAI, ONGs e indústrias não se limita ao curso de Fabricação de Pizzas. Ao longo dos anos, diversas outras capacitações foram realizadas, sempre com o intuito de promover a inclusão social e a autonomia financeira.
Vera Lima, uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza, finalizou: "Esse é um projeto que lidero no grupo, dentro do Comitê de Empreendedorismo. A parceria com o SENAI tem sido crucial para capacitar tecnicamente as pessoas, enquanto nós trabalhamos os aspectos comportamentais, currículo e preparação para entrevistas, completando o ciclo para que elas possam realmente transformar suas vidas, seja empreendendo ou sendo contratadas por empresas."
Programa Parceriza
No momento também foi abordado o programa Parceriza, uma iniciativa do SESI, SENAI e FIEC. O programa tem se destacado por seu papel necessário na qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo é oferecer a essas pessoas a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e alcançar a autonomia financeira, seja por meio de um emprego formal, de uma carteira assinada ou até mesmo pelo empreendedorismo.
Segundo Cláudia Mara de Vasconcelos, interlocutora do Programa Parceriza junto ao SENAI, a parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e o Condomínio Espiritual Uirapuru já é de longa data e tem gerado resultados positivos. "Tem sido uma parceria muito feliz, que nos trouxe frutos maravilhosos. Já temos ex-alunos que estão no mercado de trabalho nas áreas em que se qualificaram, o que é extremamente importante para o SENAI, pois representa o sucesso do trabalho que foi desenvolvido ao longo dos anos. Hoje, o sentimento é de gratidão por todos os parceiros que estão conosco, pois são eles que fortalecem as oportunidades de emprego para nossos assistidos", destaca Cláudia Mara.