IEL Ceará encerra ciclo do PDI On Demand com Demoday reunindo projetos inovadores para solucionar demandas internas das empresas
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou nesta quinta-feira (29/08), na Casa da Indústria, o encerramento do primeiro ciclo do PDI On Demand. Após sete meses de atividades voltadas à geração de soluções inovadoras para empresas da indústria cearense, foi realizado o Demoday para destacar os projetos inovadores desenvolvidos pelas empresas participantes de diversos setores da indústria local.
Lançado em novembro de 2023, o PDI On Demand tem como objetivo identificar desafios enfrentados pelas empresas e estruturar projetos de pesquisa aplicada para solucioná-los. A proposta visa acelerar o desenvolvimento dos negócios e integrar a inovação nas estratégias corporativas.
Durante o Demoday, as empresas Plastsan, Central das Correias e Correntes, ALIMEMPRO, CPN/Mobil, POLIMATEC e Sabão Juá apresentaram seus projetos inovadores. "Hoje tivemos o momento final de uma primeira etapa dessa iniciativa, na qual o IEL disponibilizou pesquisadores da área de Gestão da Inovação para fomentar a inovação dentro das empresas", afirmou Fábio Braga, Especialista em Inovação do IEL. "Agora, a ideia é ser pragmático nas ações e, em um ciclo de seis meses, começar a entregar resultados, focando não apenas no impacto das inovações em si, mas no impacto dos projetos gerados por essa ação".
Braga ressaltou que o programa enfrentou o desafio de integrar a inovação nas empresas, que muitas vezes não possuem equipes dedicadas a essa área. "Passamos por um primeiro momento de sensibilização, por ser um produto novo, seguido por um momento de inspiração, onde as empresas conheceram o case do Grupo Aço Cearense, que tem uma área de inovação atuando de forma efetiva. Em seguida, os consultores do time de PDI visitaram as empresas para realizar brainstormings e gerar projetos, que estão sendo desenvolvidos e apresentados hoje no Demoday", descreveu.
A Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins, expressou a satisfação do Instituto Euvaldo Lodi com os resultados alcançados junto aos negócios que participaram do projeto. "É gratificante ver a mudança nas empresas. A nossa missão é elevar o nível de inovação das indústrias do Ceará, tornando-as mais competitivas e capazes de trazer soluções inovadoras ao mercado", definiu.
Durante os últimos meses, o time de consultores do PDI On Demand acompanhou de perto as necessidades específicas de cada empresa, buscando as melhores soluções inovadoras para potencializar suas atividades no mercado.
Para o Consultor do IEL, Bruno Simões, a abordagem personalizada realizada pelo programa possibilita um amplo leque de novas ideias e projetos com grande potencial transformador. "A proposta ao longo desse tempo foi customizar as soluções para cada empresa, um desafio que exigiu entender as necessidades específicas e encontrar parceiros adequados para alcançar resultados efetivos".
Além do trabalho interno de promover a cultura da inovação nas empresas, também há a preocupação em garantir assessoria em todos os estágios de execução desses projetos. Carol Matos, advogada e especialista em Propriedade Intelectual da Danske Marcas, Patentes, Softwares e Direitos Autorais, explicou que sua atuação esteve voltada à busca de novos processos e produtos inovadores passíveis de proteção por patentes, marcas e programas. "Esse caminho nos possibilita, inclusive, criar novas empresas dentro do próprio negócio. Meu papel é identificar essas oportunidades, proteger e indicar novos caminhos para que essas ideias cheguem ao mercado".
A importância da colaboração entre instituições acadêmicas e setores industriais foi destacada pela Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Conceição Oliveira.
"Hoje não dá mais para não trazer a palavra 'inovação' para dentro das empresas, das instituições, da universidade. Essa palavra chegou e precisamos entender que ela é fundamental. A parceria entre instituições acadêmicas e a indústria, desenvolvendo tecnologias inovadoras e atendendo às necessidades das empresas de inovar seus produtos e processos, é um casamento perfeito. Essas ações são muito importantes. A FIEC está de parabéns pela promoção desse tipo de evento", afirmou.
Ao longo das apresentações, representantes das empresas atendidas pelo IEL Ceará avaliaram positivamente a experiência deste primeiro ciclo do PDI On Demand. Segundo o Gerente Administrativo da Polimatec, Denis Oliveira, a ação forneceu informações teóricas e práticas sobre a implementação de projetos inovadores dentro das empresas.
"A gente pratica inovação para os nossos clientes, pois nossa empresa trabalha com manutenção industrial, e é necessário estar sempre se renovando. No entanto, não sabíamos como implementar inovação internamente no grupo. O IEL nos auxiliou nessa parte, foi bastante esclarecedor. Eles realizaram várias palestras com nossos líderes, voltadas para modelagem de projetos, modelagem de inovação e ensino de métodos de inovação. Tudo isso foi muito importante para enxergarmos o futuro com uma perspectiva de crescimento", detalhou.