Reunião do SindRoupas põe em pauta ações de inovação, Certificação ESG e parcerias firmadas
O Sindicato das Indústrias de Confecções e Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (SindRoupas) realizou uma reunião na última quarta-feira (07/08), na Casa da Indústria, com ênfase em projetos de inovação, práticas ESG e parcerias firmadas com instituições no âmbito social. O encontro contou com a participação de diretores e associados.
Entre os temas discutidos esteve a atuação do setor em busca de projetos voltados para a transformação digital, inteligência artificial e a modernização dos processos da indústria têxtil, com o objetivo de implementar uma cultura de inovação nas empresas.
À frente da reunião, o Presidente do SindRoupas, Paulo Rabelo, ressaltou a importância de os sindicalizados assumirem proativamente tarefas dentro do Sindicato. "Com nossas reuniões, tiramos o foco do presidente e começamos a trazer mais braços para apoiar as ideias pensadas por todos nós, garantindo que as nossas ações possam ser implementadas. Hoje, falamos de inovação, de ESG, tudo isso tocado por associados que estão correndo atrás de mais projetos para o sindicato. Desta forma, vimos aqui um show de soluções", afirmou Rabelo.
As cooperações recentemente firmadas entre o setor da moda e o poder público também foram debatidas pelos presentes. Paulo Rabelo mencionou a parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), que visa levar confecções para dentro dos presídios. Além disso, ele falou sobre a colaboração com a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), por meio do projeto socioambiental Reciclocidades, que promove a formação produtiva de pessoas em situação vulnerável para transformar materiais recicláveis em produtos comercializáveis.
"A Cagece veio conversar com a gente sobre um desfile que estavam querendo fazer junto ao setor da moda, e acabamos por chamá-los para o nosso lado. Estamos trabalhando para fazer um desfile no final do ano por meio dessa parceria, com vestuários feitos por postos de trabalho montados pela Cagece em comunidades com resíduos recolhidos em várias empresas do nosso setor", detalhou.
Também foi reforçado o compromisso do mandato da atual Diretoria do Sindicato com a mobilização dos empreendimentos de seus associados em busca da Certificação ESG-FIEC. "Eu lancei uma meta para os nossos empresários de sermos o setor que mais vai receber certificação ESG aqui na FIEC. Hoje, nós já estamos com 15 empresas no PROCOMPI, já em consultoria e auditoria, e em breve buscarão garantir os seus certificados. Esse é um número muito positivo, que mostra como estamos empenhados nesse objetivo", afirmou.
Em um momento reservado à prestação de contas, a Diretoria apresentou um balanço dos últimos meses, reforçando que houve mais receitas do que despesas no SindRoupas. "Pensando em um trabalho transparente, trazemos pela primeira vez para as nossas reuniões os números de faturamento, os números de gastos, todos os detalhes apresentados com clareza para os nossos associados. Temos garantido que toda a gestão tenha transparência nas suas atividades", disse o Presidente.
Novidades na comunicação do Sindicato foram apresentadas, incluindo o crescimento no número de seguidores no Instagram e reformulações no site. Foi destacado, neste ponto da reunião, a missão de atrair novos associados e ampliar o alcance da divulgação de ações do Sindicato.
No campo de eventos, a Diretoria projetou a participação de associados na Feira Brasileira para Indústria Têxtil (FEBRATEX), que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de agosto, em Blumenau-SC, e no MaxiModa, maior evento de comunicação, negócios, moda e marketing do Norte e Nordeste, que acontece na próxima sexta-feira, no Teatro RioMar Fortaleza. Rabelo aproveitou o momento para enaltecer a importância da parceria da FIEC, do SENAI e do SEBRAE no apoio a esses eventos de grande relevância.