telefone(85) 4009.6300

Presidente da FIEC participa de lançamento de novas ações imediatas do Pacto pelo Pecém

10/07/2024 - 15h07

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou na manhã desta terça-feira (09/07), no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, do evento de lançamento de novas ações imediatas do Pacto pelo Pecém. A iniciativa, realizada pelo Governador do Estado Elmano de Freitas, tem como finalidade trazer melhorias estruturais ao porto, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento econômico e social da região e garantir a eficiência das operações portuárias e industriais.

As mudanças estruturais apresentadas hoje foram: da ordem de serviço para construção de rotatória de acesso ao portão 2 do Porto; da liberação de R$ 3,9 milhões para construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155; e da implantação do 5G em todo o Complexo por parte da empresa Brisanet.

Participaram do momento, além dos citados, o Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueiredo; o Presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Eduardo Amaral; dentre outras autoridades, representantes da iniciativa privada e comunidades locais.

Para Ricardo Cavalcante, este é um evento muito importante e condizente com o momento vivido pelo Estado do Ceará. O Gestor da FIEC também enfatizou que a união de esforços dos setores público e privado devem, cada vez mais, fortalecer o desenvolvimento humano e a garantia de qualificação, emprego e renda para que a população cearense usufrua das transformações que virão com a implantação do hidrogênio verde e a finalização da Transnordestina.

"O Governo do Estado e o CIPP demonstram aqui uma preocupação também com a população que mora ao lado. Isso é algo que a gente tem que entender: não podemos ter um porto que ao redor permanece com pobreza. Devemos e podemos evitar isso. Por isso as grandes empresas que aqui estão trabalham com ESG, ODS, tudo que tem de novidade hoje. A Federação das Indústrias também está incluída neste momento, dando as mãos para fazermos com que todos esses projetos se concretizem e que também gerem riqueza para a população local", afirmou.

Cavalcante expôs ainda que o Sistema FIEC tem trabalhado diuturnamente junto a empresários do setor para entender todos os campos de oportunidade a serem gerados com o hidrogênio verde.

"Nós estamos vivendo um momento ímpar no Estado do Ceará. Aos 75 anos da Federação, que vai ser no ano que vem, nós nunca tivemos um projeto tão transformador como esse do Hidrogênio Verde e que o mundo está precisando tanto. Nós vamos ter empresas que serão implantadas aqui e em apenas alguns outros cantos do planeta. Está na hora de entendermos que o momento para o processo de descarbonização chegou. O início dele será agora, de 2024 para 2025, para que em 2029 saia a primeira produção. É um momento de investimentos bilionários e nós do Sistema FIEC temos demanda de qualificar 80 mil pessoas só no setor de Energias. É um desafio grande, mas um desafio muito bom para o Estado do Ceará".

Em seu discurso no lançamento das ações, Elmano de Freitas pontuou que o Porto do Pecém sofrerá transformações profundas e positivas e para isso é necessário a união de forças para garantir desenvolvimento econômico e também melhorias na qualidade de vida das comunidades que cercam o Porto do Pecém. 

"Com a regulamentação do hidrogênio verde, que está muito próximo de concluir, com o avanço da obra da Transnordestina, nós teremos uma transformação grande na possibilidade de dobrar a movimentação de cargas no Porto. Teremos investimentos muito vultosos. Haverá muito emprego e renda. Junto disso trazemos a compreensão de que o Porto precisa, além do desenvolvimento econômico, representar melhoria da qualidade de vida de quem mora no entorno do Pecém, nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Por isso é preciso definir as prioridades e termos ações concretas que beneficiem a população", disse o Governador.

Elmano destacou que hoje não há nenhuma dúvida sobre a urgência da Transição Energética e a preparação para produção do hidrogênio verde, e creditou ao Presidente da FIEC a liderança pioneira em defesa da pauta no Ceará. " Agora estão todos loucos atrás do Ricardo para entender o que é o hidrogênio verde, pois querem ganhar dinheiro com o hidrogênio verde. Nós vamos ter essa mudança com o hidrogênio verde, acrescentando ao que nós já temos de empresas aqui e a chegada da Transnordestina, não há nenhuma dúvida de que teremos uma transformação muito importante", finalizou.

Entrega de nova estrada

Antes do encontro do Pacto pelo Pecém, Ricardo Cavalcante acompanhou o Governador Elmano de Freitas e comitiva na entrega da obra de duplicação da CE-155 no trecho de 21km que faz ligação do Porto com a BR-222. A obra, supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), amplia a capacidade de circulação de veículos pesados e facilita a logística de transporte para o CIPP. O investimento foi de R$ 84.194.059,43, com verbas estaduais e federais.

"A gente vê uma obra dessa primordial, assim como outras que o Governo do Estado vem fazendo para trazer mais infraestrutura de escoamento de produção. Nós apoiamos cada uma dessas iniciativas e esperamos que todos os investimentos sejam entregues com rapidez para o desenvolvimento de mais negócios no Pecém", avaliou o Presidente da FIEC.

Na ocasião, Elmano agradeceu ao Sistema FIEC pelo empenho nas parcerias com o Governo do Estado em ações que beneficiam o povo cearense. "É muito importante termos este grande parceiro que é o Presidente Ricardo Cavalcante, fundamental para a concretização de mais infraestrutura e qualidade de vida para os cearenses".

Pacto pelo Pecém

Retomado em 2023, o Pacto pelo Pecém é uma articulação que envolve o Governo do Ceará, o CIPP, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, as prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, e AECIPP, que propõe a promoção de uma governança compartilhada multinível com o engajamento de governos e empresas.

O conjunto de ações de curto prazo para a área do Complexo do Pecém cumprirá no total os seguintes pontos: atualização da Agenda Estratégica do Pacto pelo Pecém; melhorias na infraestrutura viária; melhoria no sinal de telefonia e de internet; harmonização entre os planos diretores urbanísticos do Porto do Pecém, de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante; Padronização de Procedimentos Operacionais para Novos Empreendimentos; reforço da ação do Corpo de Bombeiros para melhorar a segurança contra incêndios; melhoria no transporte local, com desenvolvimento de projeto para dois terminais rodoviários; ampliação da participação do Sine no recrutamento de estagiários e menores aprendizes; e o estudo para implantação do Hospital do Pecém.

"Desde a retomada do Pacto pelo Pecém foi estabelecida uma série de consultas às diversas partes interessadas, envolvendo as comunidades, as empresas, as entidades públicas e a participação ativa da Assembleia Legislativa. Dessas ações imediatas que foram elencadas, em torno de 10 ações, grande parte já está em andamento. Falamos também do plano diretor, do plano de ocupação urbanística, para que o Porto cresça, mas que a população local seja bem atendida e consiga conviver bem com esse desenvolvimento. Que a gente possa estender esse desenvolvimento para outras áreas do Estado. Já de pronto temos as alterações no acesso das vias ao Porto, o que na prática vai reduzir em torno de 30 minutos por dia o deslocamento dos trabalhadores para o Complexo, partindo de Fortaleza", explicou o Presidente do CIPP, Hugo Figueiredo.

O Pacto pelo Pecém também acompanha a adesão do Ceará aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e a implantação de ações ESG na estrutura portuária.

Também participaram do evento o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho; a Secretária das Relações Internacionais do Ceará e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros; a Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Ceará, Sandra Monteiro; o Secretário da Infraestrutura do Estado, Hélio Winston; o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; o Superintendente Adjunto de Rodovias da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), Ilo Santiago; o Superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto; o Presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, Fabio Feijó; o CEO do Grupo Brisanet, José Roberto Nogueira; o Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino; o Deputado Estadual Júlio César Filho; o Sócio-Diretor da CCS Construções, Paulo Roberto; o Líder da Grande Aldeia Cauípe, Marcelo Anacé; Tenente da Capitania dos Portos do Estado, Patrícia Pacífico; e o Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Anderson Veras.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright