telefone(85) 4009.6300

Empresa apoiada pelo IEL Ceará lança programa de inovação para desenvolver novos produtos e negócios

10/07/2024 - 14h07

Com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), a empresa cearense do setor metal mecânico Polimatec lançou no último sábado (06/07), no Museu da Indústria, o seu programa de inovação, o Inova Polimatec. A iniciativa surgiu para estimular e apoiar com recursos financeiros projetos voltados ao desenvolvimento de novos produtos, novos negócios e novos mercados para a empresa, conectando seus colaboradores ao ecossistema de inovação com o objetivo de elevar a competitividade do negócio.

O programa é fruto do PDI On Demand, uma ação do IEL Ceará lançada no final do ano passado que vem conectando empresas a profissionais com vivência acadêmica e experiência de mercado, visando a geração de conhecimento para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do dia a dia dos negócios. Na Polimatec, o programa passou pela aplicação de uma metodologia de Gestão da Inovação que culminou com o processo de desenvolvimento de uma cultura organizacional inovadora, a mudança de mentalidade e a criação do Inova Polimatec como base para a geração de processos sistemáticos de inovação.   

Denis Oliveira, head de inovação da Polimatec, explica que a empresa está no mercado há 36 anos e não tinha um processo sistematizado de inovação - as inovações surgiam para atender demandas dos clientes. Porém, a empresa entendeu que precisava avançar e por isso resolveu participar do PDI On Demand do IEL Ceará, onde obteve apoio para desenvolver um programa focado no incentivo à inovação, tendo como base o protagonismo dos líderes da empresa. 

“A gente viu que nossos líderes tinham muitas ideias, porém sempre ficava só nisso. Então, o nosso diretor decidiu destinar recursos financeiros para investir nessas ideias, para que elas saíssem do papel e se transformassem em projetos. Mas, a gente não sabia como estruturar isso para fazer a coisa acontecer. Em uma das reuniões do PDI, a gente lançou essa proposta e o IEL de imediato começou a nos ajudar a desenhar o nosso programa de inovação, com todas as etapas necessárias e nos dando diversas orientações, inclusive sobre o que o mercado pratica e a legislação aplicável. A gente já vê essa iniciativa como um grande sucesso devido à movimentação que estamos observando entre os nossos líderes e a motivação dos times para elaborar projetos que solucionem nossos desafios internos e gerem novos produtos e negócios. Todo esse movimento está sendo muito benéfico para a empresa”, avaliou Denis.

Na opinião dele, o trabalho do IEL Ceará impactou positivamente na maneira como a empresa encara e executa inovação. De acordo com ele, a Polimatec está passando por uma renovação muito intensa a partir da parceria com o IEL.

“O IEL Ceará foi de extrema importância para que a gente chegasse até aqui porque tem nos impulsionado a pensar fora da caixa, a pensar em um novo modelo de empresa. Com apoio do IEL, nos conectamos às universidades, ao conhecimento acadêmico que está sendo produzido no Estado e às vezes uma indicação de um artigo que fala sobre o nosso problema nos dá luz sobre uma solução. Essa caminhada da inovação é muito solitária, mas estamos nos sentindo mais seguros por ter uma instituição como o IEL guiando a gente pelo processo todo e preocupada em nos ajudar a buscar as soluções para os nossos desafios no mercado. É um caminho sem volta, só temos a evoluir agora e já temos várias ideias para continuar nessa evolução”, destacou o head de inovação da Polimatec.

PDI On Demand

O especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, afirma que o PDI On Demand se propõe a criar valor e vantagem competitiva para as empresas participantes. “A Polimatec, como a maioria das empresas, já geram processos de inovação. Contudo, um programa estruturado de gestão dessas inovações é necessário para potencializar essas ideias, gerando competitividade e adaptação às mudanças de mercado. A área de Inovação do IEL Ceará tem atuado com suas metodologias para garantir a qualidade dessas entregas”, explica Fábio.

De acordo com ele, o Instituto tem atuado fortemente em diversos projetos com serviços de consultoria na área de inovação que tem contribuído para a mudança de mindset nas empresas, gerando um ambiente propício para iniciativas que elevem os resultados e contribuam para a superação de desafios. “Antes, esse movimento era muito pontual, mas hoje tem se materializado em diversos projetos, levando inclusive inovações que vem da academia para atender às dores empresariais”, pontuou.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright