telefone(85) 4009.6300

Vice-Presidente da FIEC participa do lançamento do Anuário do Ceará 2024-2025

02/07/2024 - 08h07

O 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, participou nesta sexta-feira (01/07), no La Maison Dunas, do lançamento do Anuário do Ceará 2024-2025. A publicação, produzida pela Fundação Demócrito Rocha e promovida pelo jornal O Povo, oferece dados e análises sobre diversos temas que envolvem os 184 municípios cearenses. Na edição deste ano, o Anuário homenageou, em seu conceito gráfico e com conteúdo especial, os 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento contou com a presença de autoridades, empresários, imprensa e personalidades.

A abertura da cerimônia foi conduzida pela Presidente do Grupo O Povo de Comunicação, Luciana Dummar, e pelo Editor-Geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal. Entre os convidados estiveram o Governador do Estado, Elmano de Freitas; a Vice-Governadora do Estado, Jade Romero; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão; o Prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira; o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres; e o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.

Também integraram o palco da solenidade o Deputado Federal e Líder do Governo na Câmara Federal, José Guimarães; o Deputado Estadual De Assis Diniz; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Queiroz; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Abelardo Benevides; o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará e Procurador-Geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho; o Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida; e a Editora-Executiva do Anuário, Amanda Araújo.

Carlos Prado destacou a credibilidade do Anuário do Ceará, que atualiza anualmente um panorama estadual sobre temas relevantes para compreensão do território cearense, com dados de Economia, Política, Cultura, Infraestrutura, Tecnologia, dentre outros tópicos. "Trata-se de um veículo tradicional na imprensa cearense, com uma história centenária. Sua publicação garante a transparência dos dados do setor público, principalmente, e assegura aos investidores as informações necessárias para suas decisões de investimento. É um material de grande importância para o desenvolvimento do nosso estado. Parabéns ao O Povo por manter viva esta tradição", destacou.

Em seu discurso, Luciana Dummar enalteceu a obra como um serviço dedicado a apresentar com propriedade as particularidades da identidade do Estado do Ceará. "Esta é uma publicação que traduz nosso estado e nosso povo. Um trabalho que abraça os cearenses, abordando e registrando todas as áreas e segmentos, descobrindo e revelando potencialidades que nosso olhar rápido muitas vezes não enxerga", pontuou.

O Anuário representa, segundo Paulo André Holanda, um compêndio de muitas informações valiosas e precisas para tomada de decisões estratégicas por parte de gestores públicos e privados. "Este livro traz, por exemplo, dados sobre determinada localização, assim como potencialidades de Educação, Tecnologia, Inovação, Política, Economia. A Federação das Indústrias, por meio das casas SENAI, SESI e IEL, cumpre um papel de destaque ao ceder informações de consulta para compor o material do Anuário".

Homenageada nesta edição de 2024-2025, a Universidade Federal do Ceará serviu de inspiração para as ilustrações que permeiam todo o material deste ano. Em nome da instituição, o Reitor Custódio Almeida agradeceu a iniciativa do Grupo O Povo e elogiou o trabalho realizado. "É um belíssimo presente este Anuário, uma obra de arte. As sete décadas da UFC são referência para as artes que ilustram esta obra, além de um capítulo todo dedicado à Universidade. É algo que nos enche de orgulho".

Autoridades ressaltam a relevância e credibilidade do Anuário

O Governador Elmano de Freitas analisou que a publicação convida todos a reafirmarem "o compromisso inarredável com a democracia". "O Anuário é a garantia que todos temos de, quando estivermos debatendo, podermos ter a humildade de olhar para ele e nos perguntar: 'será que aquele argumento que usei ou o dado que ofereci tem alguma sustentação?'. O Anuário traz a informação apurada, os dados corretos, para que possamos ter a humildade de nos certificarmos e admitirmos se estávamos certos ou errados. Com esse trabalho, ganha o povo cearense".

Para José Sarto, o lançamento da obra desempenha todos os anos a função de garantir o acesso e a transparência das informações públicas à população. "O Anuário do Ceará é um marco editorial do nosso Estado, com credibilidade e rigor na apuração dos fatos. O jornalismo cumpre papel fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade, seja na economia, nos direitos humanos ou na educação", refletiu o Prefeito.

Já o Presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, destacou a importância da credibilidade jornalística que viabiliza o Anuário como uma das publicações mais relevantes para os leitores cearenses. "Ao assumir a publicação do Anuário, o jornal O Povo reafirma seu compromisso com a qualidade da informação e ratifica seu capital social com os mais diversos públicos e setores do estado".

Fotos: Laura Guerreiro/FIEC

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright