SENAI Ceará recebe patente de dispositivo eletrônico para gerenciar tráfego e reduzir congestionamentos
Um projeto de inovação desenvolvido pelo SENAI Ceará pretende auxiliar na redução dos grandes congestionamentos de veículos nas cidades, a partir do gerenciamento eficiente do tráfego. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição acaba de receber do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a patente de um dispositivo eletrônico integrado a semáforos para capturar imagens em tempo real, acompanhar e contar veículos nas vias, fornecendo indicadores precisos sobre o tráfego urbano.
A tecnologia tem por objetivo otimizar o fluxo de veículos, reduzir os impactos ambientais causados pelos congestionamentos intensos e, ainda, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Segundo Roberta Saldanha Alves, Bolsista do NIT, o trabalho é resultado do esforço responsável e cuidadoso na gestão da inovação, evidenciando o compromisso contínuo com o desenvolvimento tecnológico e a busca por soluções que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente.
“Essa conquista também reforça o compromisso do SENAI/CE como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) relevante para a indústria no Ceará. A tecnologia desenvolvida não apenas demonstra a capacidade de inovação do SENAI, mas também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao promover soluções inteligentes para o transporte urbano”, destaca Roberta.