Sistema FIEC recebe homenagens na abertura do IX Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica e I Encontro Nacional dos Raros
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi homenageada na cerimônia de abertura do IX Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica (CONNEGEM) e I Encontro Nacional dos Raros, na noite desta quinta-feira (27/06), realizado no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza. O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, foram agraciados em reconhecimento aos serviços do Sistema FIEC em contribuições prestadas à capacitação científica na área da Saúde e por colaborações pela melhoria da qualidade de vida de pacientes no Ceará durante a pandemia da Covid-19.
Paulo André esteve presente na solenidade, representando também o Presidente Ricardo Cavalcante, e recebeu as placas de condecoração das mãos da Presidente do CONNEGEM, Denise Carvalho de Andrade.
"Estou muito honrado por essa homenagem. Esse é um Congresso super importante, com o qual o SESI, o SENAI e toda a Federação das Indústrias têm uma ligação muito próxima. Também nos orgulha o reconhecimento de diversas autoridades ao trabalho da FIEC durante os anos de pandemia, atuando fortemente nesse combate. Foi o capacete Elmo, reduzindo a necessidade de respiradores pulmonares artificiais, investimentos em face Shields e máscaras, fabricação de álcool em gel. É uma alegria estar aqui como homenageado e representando o nosso Presidente Ricardo Cavalcante. Só tenho a agradecer à Dra. Denise pela parceria", afirmou o dirigente.
A Presidente do Congresso destacou a reponsabilidade social e o apoio à comunidade científica do Sistema FIEC, lembrando do apoio presente da Federação no auxílio aos profissionais que estiveram na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus. "Nós nos conhecemos na pandemia e, desde o começo do nosso contato, tanto o Presidente Ricardo Cavalcante quanto o Dr. Paulo André nos ajudaram a providenciar equipamentos, a fazer máscaras, face Shields. A gente sabe que aqui no Nordeste a gente tem uma carência grande. Muitas vezes nos encontramos sem recursos para fazer as coisas. E eles abraçaram a nossa causa. Inclusive, esse Congresso só foi possível por conta do apoio desses super parceiros. Então não poderíamos deixar de fazer essa homenagem", contou.
Participaram do evento a Presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Ida Vanessa Doederlin Schwartz; o Secretário Executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), Lauro Perdigão; o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hildebrando Soares; a Vice-Reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo; o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona; a Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), Inês Melo; a Presidente da Associação Cearense de Assistência à Mucoviscidose/Fibrose Cística, Celmar Viana; o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; a Deputada Federal Fernanda Pessoa; a Deputada Estadual Marta Gonçalves; e o Vereador de Fortaleza Jorge Pinheiro.
O Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica e o I Encontro Nacional dos Raros reúne profissionais de todas as especialidades médicas e multidisciplinares, assim como estudantes interessados na área médica, com o objetivo de realizar a troca de experiências, debates, palestras e a criação de pontes para projetos na área da Saúde.