IEL Ceará desenvolve líderes da Companhia Docas
Com um foco cada vez mais intenso na qualificação e no treinamento de lideranças, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou nesta sexta-feira (28/6), na Casa da Indústria, o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) da Companhia Docas do Ceará. A iniciativa tem como objetivo capacitar os gestores com habilidades técnicas e comportamentais capazes de impulsionar o crescimento sustentável, a competitividade e o atingimento de resultados no longo prazo, alinhando a visão estratégica da organização com as práticas diárias de liderança. Serão beneficiados 45 gestores, no total.
A palestra de abertura do programa foi ministrada pelo professor e deputado federal, Mauro Filho. Ele traçou um panorama macroeconômico do país e deu uma aula mostrando como esse ambiente externo pode afetar as decisões estratégicas de uma empresa e o alcance dos resultados planejados pela organização, agregando conhecimento acadêmico com a experiência prática do serviço público.
“Eu digo muito para os meus alunos em sala de aula que saber não tem limite. Quanto mais você se aprimora, quanto mais você estuda, mais você precisa estudar. As pessoas, às vezes, não querem sair da sua zona de conforto e buscar novas formas de alcançar objetivos. Então, é muito importante essa troca de ideias aqui hoje para estimular a busca de novas formas de pensar”, pontuou.
O presidente da Companhia, Lúcio Gomes, explicou que foram mapeados 70 processos para modernizar e elevar o patamar de desenvolvimento da empresa e na opinião dele o papel dos líderes para atingir esses objetivos é fundamental. Por isso, o programa contempla diretores, coordenadores e algumas pessoas chave na empresa, num misto de funcionários da casa e pessoas em cargos comissionados.
“Esse programa faz parte da nossa estratégia de promover um esforço conjunto para colocar a Companhia Docas em lugar de destaque como protagonista do desenvolvimento do Ceará. Essa transformação passa pela execução de diversos projetos, como obras que repercutem no entorno da empresa e na cidade inteira, mas mas nada disso será possível se a gente não tiver a participação das pessoas. Precisamos de pessoas alinhadas com o mesmo pensamento para que o nosso objetivo seja alcançado. Por isso, é tão importante qualificar as pessoas para que elas estejam preparadas para esse novo tempo que almejamos com o nosso trabalho”, ressaltou o presidente.
Com a missão de qualificar os líderes, o coordenador de planejamento estratégico da Companhia Docas, Paulo Pinho, afirmou que logo pensou no IEL Ceará para construir um programa de desenvolvimento dessas pessoas pela experiência do Instituto e sua boa reputação no mercado. “A FIEC é um grande parceiro do Porto, já que o Porto tem uma relação direta com as indústrias. Então, faz todo sentido essa aproximação com o IEL. Vale ressaltar que o IEL construiu conosco cada etapa desse programa, entendendo o perfil dos nossos líderes e as nossas necessidades para alinhar todo mundo em direção ao nosso planejamento. Foi tudo elaborado sob medida e o IEL Ceará está de parabéns por toda essa organização”, opinou.
A gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, agradeceu a parceria da Companhia Docas e afirmou que o programa irá desenvolver os líderes para os principais desafios de crescimento da empresa.
“Agradeço a confiança da Companhia Docas. Para nós, é motivo de orgulho estar ao lado da empresa neste momento tão importante. O grande gargalo das organizações, hoje, é a falta de entendimento da importância de trabalhar as pessoas. As pessoas são o principal pilar. E quando a gente ouve isso do presidente de uma empresa como a Companhia Docas, a gente fica feliz porque percebe uma mudança acontecendo. As empresas começam a perceber que essa é a chave da evolução. Tenho certeza que todos esses líderes vão sair desse programa diferente de como estão chegando”, afirmou.
A especialista em Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Sandra Guimarães, explicou que a construção do programa foi totalmente personalizada para a realidade dos negócios da Companhia Docas. Os módulos foram pensados de forma estratégica, conforme a necessidade de desenvolvimento dos líderes. Os professores são selecionados de acordo com a expertise de cada um e a ideia é que eles possam contribuir com conhecimentos e ferramentas atualizadas para potencializar a atuação de cada líder em seu dia a dia.
O PDL da Companhia Docas será formado por nove módulos, além de palestras de abertura e encerramento, que abordarão teoria e prática, com metodologias ativas de aprendizagem. Os módulos irão abordar temas como visão sistêmica e planejamento estratégico, autogestão e liderança, gestão de equipes de alta performance, gestão de projetos, gestão de processos, gestão da inovação, gestão portuária e ESG.