SENAI Ceará celebra conclusão de cursos em parceria com Grupo Mulheres do Brasil e Piamarta
A parceria entre SENAI Ceará, Grupo Mulheres do Brasil e Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta capacitou 50 mulheres em vulnerabilidade social, nos cursos de Técnicas de Pinturas de Obras e de Street Food (comida de rua). As aulas foram realizadas em salas do Piamarta, em Fortaleza, com atividades teóricas e práticas que cumpriram o objetivo de garantir às alunas o melhor caminho para inserção no mercado de trabalho.
Os certificados de conclusão do curso de Técnicas de Pinturas de Obras foram entregues, no dia 7 de maio, a duas turmas: 16 mulheres egressas do sistema prisional do Estado, por meio de atuação do SENAI junto ao Vozes da Liberdade, projeto do Grupo Mulheres do Brasil, e outras 16 alunas vindas de comunidades atendidas pelo Piamarta.
O curso cumpriu a carga horária de 60 horas. Além de serem apresentadas para o conteúdo voltado aos fundamentos da pintura em diversas superfícies, as alunas que concluíram as atividades terão auxílio para aquisição de materiais para trabalhar como pintoras, assim como incentivo para participar de novos cursos.
Street Food
O curso de Street Food chegou ao fim no dia 24 de maio e formou 18 alunas em cinco dias de aulas teóricas e práticas, totalizando a carga horária de 40 horas. Os assuntos abordados na capacitação foram desde receitas culinárias até noções de empreendedorismo no ramo de alimentos.
Durante a semana de práticas intensivas, as alunas foram orientadas na cozinha para execução de receitas com arroz, proteínas (carne, frango, linguiça), molhos e diversos tipos de salada. Elas também foram apresentadas à logística da produção de guarnições, higienização do ambiente de trabalho, assim como dinâmicas que reforçaram o trabalho em grupo.
"Elas saem desse curso sabendo cozinhar, preparar, armazenar e precificar os pratos de comida de rua. É muito importante para as novas empreendedoras entenderem quanto sai o custo da comida que elas comercializam, quanto vão ter de lucro", detalhou o instrutor do curso, Adiel Araújo Cavalcante.
A Analista de Educação do SENAI, Ariane Oliveira, avaliou que o curso cumpre papel fundamental ao garantir às participantes os conhecimentos necessários para empreender no setor. "Acompanhamos de perto cada uma delas, ao longo do curso, criando laços e enxergando as oportunidades de negócio. No fim, sempre é muito emocionante testemunhar esse brilho nos olhos delas diante das novas perspectivas que se abrem".
"O nosso foco é a empregabilidade dessas mulheres, que chegam até nós por meio de parceria também com o Poder Judiciário. Aqui, nós podemos ver olhares brilhando e mãos trabalhando. A gente espera que tenha sido uma colaboração importante para a vida de cada uma. Queremos que essas iniciativas floresçam ainda mais", afirmou a Coordenadora do Vozes da Liberdade, Cleide da Ponte.
Além das aulas no Piamarta, o curso ainda proporcionou às participantes uma visita técnica às instalações da fábrica da Hidracor, localizada no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Vidas transformadas
Os cursos de capacitação têm sido uma ferramenta de esperança para muitas mulheres em situação vulnerável. Esse é o testemunho de Maria Pastora, 48, que recebeu o certificado de pintora de obras, o seu oitavo curso pelo SENAI. Moradora do Bairro Vicente Pinzon, na Capital, Maria diz que desenvolveu "sede" em aprender e sempre vai buscar a melhor forma de aproveitar cada oportunidade. "Eu nunca tinha pegado em um pincel. Eu estou muito feliz por ter aprendido a pintar, a raspar, a lixar. Foi uma experiência maravilhosa", contou.
Comemorando o encerramento do curso de Street Food junto de suas colegas, a manicure Jaqueline Alencar demonstrou ânimo e vontade de começar o próprio negócio na área de alimentação. "No curso eu entendi que não basta você fazer e vender, precisa entender o negócio, saber estabelecer o valor do seu produto para ter lucro. Muita gente vende só na base do olho nu, sem ter o conhecimento certo para colocar os preços e lucrar".
Sucesso da parceria
Coordenadora do Núcleo de Famílias do Piamarta, Viviane Eleutério destacou o sucesso parceria entre SENAI, Mulheres do Brasil e Piamarta, que já rendeu quatro cursos de qualificação profissional voltado ao público feminino. "Foi uma semana bem intensa para essas alunas. Mesmo com todas as dificuldades, elas demonstraram todo empenho para aprender coisas novas. Tenho certeza que elas vão conseguir empreender, levar adiante os conhecimentos adquiridos para crescerem no mercado de trabalho", afirmou.
Antes dos cursos deste mês, capacitações profissionais para pizzaiolos e salgadeiros foram realizadas com sucesso no local. "Abrir a casa do Piamarta foi uma experiência incrível, reforçando ainda mais a parceria junto ao SENAI e ao Grupo Mulheres do Brasil".