IEL Ceará desenvolve gestores e analistas técnicos do Sebrae com solução personalizada
A partir da identificação das necessidades específicas da empresa, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) customiza as suas soluções educacionais, oferecendo uma capacitação personalizada com conteúdo sob medida, que vai direto ao ponto. É graças a essa capacidade de formatar as suas soluções de acordo com a demanda do cliente que o IEL Ceará está promovendo uma jornada de desenvolvimento de habilidades e competências em gerenciamento de projetos para os analistas técnicos do Sebrae Ceará. O programa teve início em fevereiro deste ano e se encerra nesta semana, beneficiando um total de 125 colaboradores da instituição.
O objetivo da iniciativa foi qualificar os analistas do Sebrae para que eles possam exercer de forma mais efetiva a gestão de projetos. Para isso, foram oferecidos cursos e mentorias. O curso, em geral, abordou os fundamentos de gestão de projetos, englobando as dez áreas de conhecimento do guia de melhores práticas de gerenciamento de projetos (PMBOK), e o monitoramento de projetos por indicadores. Foram 40 horas/aula distribuídas em cinco encontros de oito horas/aula cada. Os analistas foram divididos em quatro turmas, com 30 participantes em cada uma.
Já as mentorias foram direcionadas aos gestores de projetos da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae num total de 120 horas, sendo 24 horas de mentoria para cada profissional, onde os colaboradores do Sebrae receberam o suporte e a orientação de um especialista sobre a gestão dos programas sob a responsabilidade de cada analista.
A analista do Sebrae/CE, Kamila Braga, considera que a capacitação gerou um conhecimento que será muito válido para aplicação no dia a dia no Sebrae, não só em projetos finalísticos, como também para uma melhor visão e acompanhamento dos projetos internos, com foco em melhorias de processo. “Foi uma excelente oportunidade que tivemos de conhecer (para alguns) ou recapitular (para outros) práticas de gestão de projetos de forma bem didática”, pontuou.
Para Ana Virgínia Milhome, analista de negócios do Escritório Regional Metropolitano de Fortaleza do Sebrae/CE, o curso surpreendeu de forma muito positiva. Ela elogiou o conhecimento técnico, a didática e o relacionamento do professor com a turma.
“O conteúdo foi muito rico, atualizado, atento ao cenário contemporâneo, marcado pelas tecnologias, incertezas e inovações. Trouxe métodos e conceitos aplicáveis a nossa realidade de trabalho, práticas que podem aprimorar nossa gestão de projetos, minimizando riscos e aumentando as perspectivas de sucessos em nossos planejamentos e execução. Para os analistas do Sebrae que trabalham com gestão de projetos para alavancar a competitividade dos pequenos negócios nos segmentos de comércio, indústria ou serviços, englobando análise de cenários, articulação com parceiros, gestão de orçamento, apresentação de propostas aos clientes, o curso contribui de forma efetiva ao nos apresentar ferramentas diversas para a melhor gestão de todo este processo”, avaliou.
Conhecimento acadêmico e experiência de mercado
Para conduzir essa jornada de desenvolvimento com os colaboradores do Sebrae/CE, o IEL Ceará selecionou o facilitador Facundo Barbosa, doutorando em Administração de Empresas, com ênfase em Inovação, pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Inovação, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo realizado módulos do programa em Liderança Corporativa e Finanças da Universidade de Columbia, em Nova York.
Também é Conselheiro de Administração formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e possui diversas certificações em Gerenciamento de Projetos. Além da formação acadêmica, o facilitador também possui um vasto currículo de experiências no mercado, em empresas de grande porte de atuação nacional e internacional, tendo desenvolvido uma trajetória como executivo de grandes empresas e com a condução de vários projetos com as maiores empresas de consultoria nacionais e internacionais.
“Nós temos o cuidado de escolher o facilitador mais bem qualificado do mercado para os nossos programas in company, escolhendo especialistas que unam o conhecimento acadêmico com a prática do mercado. Nessa solução desenhada para o Sebrae, além da vasta experiência e qualificação acadêmica do facilitador, foram empregadas metodologias ativas de aprendizagem. Essas metodologias foram enriquecidas com exemplos práticos, meticulosamente selecionados para se alinharem à realidade dos participantes. Isso permitiu uma construção de conhecimento efetiva e engajadora durante as dinâmicas e sessões de mentoria. A abordagem foi projetada para garantir a aplicação imediata dos conceitos aprendidos, maximizando assim o valor e a relevância do curso para cada participante”, explica a especialista de Educação e Trilhas de Carreira do IEL Ceará, Sandra Guimarães.