Edgar Gadelha prestigia abertura do seminário Ceará pelo Clima
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participou, na segunda-feira (17/06), da abertura do seminário Ceará pelo Clima, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). O Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, representou a instituição no evento, que também celebrou o Dia Mundial de Combate à Desertificação.
Ainda estiveram presentes na solenidade o Governador do Estado, Elmano de Freitas; a Secretária de Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão; entre outras autoridades e ambientalistas.
Durante a cerimônia, Edgar Gadelha entregou ao Governador e à Secretária uma versão impressa do Atlas Costeiro e Marinho do Estado do Ceará 2023. A publicação foi produzida a partir de um acordo de cooperação técnica entre a FIEC, por meio do Observatório da Indústria, o Governo do Estado e o programa Cientista Chefe, com apoio do Sebrae. O Atlas agrega dados sobre a economia do mar cearense, identificando áreas com potencial para a geração de novos negócios.
Entre os painelistas do seminário esteve o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, que participou da palestra "Transição Energética Justa – a liderança cearense: oportunidades e desafios para produção de energia verde e justa", realizado na terça-feira (18/06).
Picanço apresentou detalhes sobre a substituição dos processos que usam combustíveis fósseis por eletricidade, gerada a partir de energias renováveis, e destacou a alternativa do Hidrogênio Verde como grande potencial para o estado. Também participaram do momento o Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueiredo, o Assessor Especial da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), Ulisses Oliveira, e a Diretora da Fortescue na América Latina, Gianpaola Ciniglio, com mediação do advogado Rárisson Sampaio.
Outro painel no mesmo dia tratou do tema "Vulnerabilidades Climáticas do Ceará e a Mitigação e Adaptação", que contou com a moderação do Coordenador da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, e teve a participação do Diretor do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires, do Coordenador do Ministério dos Povos Indígenas, Iuri Jenipapo, e do Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Ceará, Marcelo Soares.
Ao longo de dois dias de programação, o seminário Ceará pelo Clima reuniu representantes do setor público, iniciativa privada, academia e sociedade civil para discutir emergência climática, transição energética e justiça social.