FIEC participa de reunião que discute estratégicas sobre Hidrogênio Verde e infraestrutura portuária
Na manhã desta terça-feira, a 6ª Reunião Ordinária de 2024 da Câmara Setorial de Logística da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) contou com a participação destacada de Heitor Studart, Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro abordou temas importantes para o futuro do transporte e produção de hidrogênio verde, com foco especial no planejamento estratégico do Porto de Rotterdam.
A reunião foi centrada no detalhamento do planejamento estratégico do Porto de Rotterdam para a futura recepção e distribuição de amônia e hidrogênio verde provenientes do Ceará.
Principais Tópicos da Reunião:
• Transporte de Amônia do Porto do Pecém para Rotterdam: A conexão entre os portos para facilitar a exportação de amônia.
• Escala e Demanda da Produção de Hidrogênio Verde no Ceará e na Europa: Estimativas de produção e necessidade de consumo na Europa.
• Formas de Transporte do Hidrogênio Verde: Discussões sobre o uso de balsas e gasodutos para transporte eficiente.
• Necessidade de Adequação dos Portos: Atualizações e melhorias necessárias nos portos brasileiros e internacionais para atender à nova demanda de transição energética.
"Participar desta reunião foi de extrema importância para alinhar estratégias que posicionarão o Ceará como um grande fornecedor de hidrogênio verde para a Europa. As adaptações no Porto de Rotterdam e a colaboração entre os portos do Pecém e Rotterdam são passos essenciais para atender à crescente demanda por energia limpa. Esse diálogo fortalece a nossa infraestrutura e nos prepara para os desafios e oportunidades futuras no setor energético”, afirmou Heitor Studart.