Sinduscon discute "Sustentabilidade e Inovação: o Custo na Construção"
Na tarde de terça-feira, 11/06, o Auditório José Flávio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi palco do seminário “Sustentabilidade e Inovação: o Custo na Construção”. Promovido pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Sinduscon Ceará, o evento reuniu mais de 100 participantes e cinco especialistas que compartilharam novidades e dados sobre a pauta sustentável na construção civil.
O Presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, e a Vice-Presidente da Área de Sustentabilidade, Paula Frota, deram as boas-vindas ao público, destacando a importância do evento para fomentar o diálogo e buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o setor.
O presidente enfatizou: “Acreditamos firmemente que ao unir esforços e conhecimentos, podemos criar um futuro melhor para todos, preservando o meio ambiente e garantindo o bem-estar das gerações futuras.”
O seminário, organizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, contou com dois painéis que discutiram temas cruciais sobre sustentabilidade e seus custos na construção civil.
O primeiro painel contou com a participação de Vanderley Moacyr John, doutor em Engenharia Civil e Professor da Escola Politécnica da USP, e Marcos Saes, Advogado e Consultor Jurídico Ambiental da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC).
Vanderley Moacyr John abordou o impacto da construção civil nas emissões de CO₂, destacando que “o cimento é responsável por cerca de 8% das emissões globais de CO₂. Precisamos desenvolver tecnologias que permitam construir com menos concreto e com menos cimento no concreto, reduzindo assim a pegada de carbono. Essa transformação tecnológica é fundamental para o futuro do setor.”
No segundo painel, participaram Liliani Souza, Consultora para Construções Sustentáveis da IFC do Banco Mundial; Angel Ibanez, Diretor de Suprimentos e ESG na Tegra Incorporadora; e Mônia Raquel Heuser, Diretora da Construtora Mota Machado.
Paula Frota enfatizou o compromisso contínuo do Sinduscon Ceará com a sustentabilidade, explicando que “nossa preocupação é trabalhar bastante a descarbonização na construção. Fazemos isso com vários parceiros e players, estudando materiais e desenvolvendo soluções que possam reduzir as emissões de carbono. O hidrogênio verde também surge como um grande potencial para a sustentabilidade no estado.”
O seminário “Sustentabilidade e Inovação: o Custo na Construção” foi um passo significativo para promover o desenvolvimento sustentável na construção civil, reunindo profissionais, empresas e especialistas do setor. A CMA do Sinduscon Ceará reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade, destacando a importância de eventos como este para disseminar novas técnicas e tecnologias que possam transformar o setor e contribuir para um futuro mais sustentável.
Fotos: Davi Farias